Skip to content

<

Vale Glaciar da Peneda

A cache by Berlaita Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/07/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Vale Glaciar da Peneda


Para registrar esta cache, necessita responder a estas preguntas por e-mail. Todas fotos publicadas que denunciem as respostas, assim como registos aos quais não tenha recebido as respetivas respostas serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Qual diferença entre um vale fluvial e um vale glaciar?
2- Qual a orientação deste vale glaciar?
3- Qual é a altura estimada da parede de granito em frente?
4- Que tipo de granito aqui pode ser encontrado?
5- A que altitude te encontras do nível da água do mar?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



Parque Nacional da Peneda-Gerês(PNPG)


O Parque Nacional da Peneda-Gerês(PNPG) ocupa uma extensa área montanhosa de natureza granítica, constituída essencialmente por dois tipos de granitos pós-tectónicos, instalados há 290-296 Ma atrás: o granito de grão médio a grosseiro biotítico (Granito do Gerês) e o granito de grão fino biotítico (Granito de Carris-Borrageiro), e que se estende do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, compreendendo as Serras da Peneda, do Soajo, da Amarela e do Gerês.

Rochas sedimentares de idade silúrica provável (entre 435 e 408 Ma), posteriormente deformadas e metamorfizadas, afloram no extremo NE do planalto de Castro Laboreiro. São constituídas predominantemente por xistos, metagrauvaques e quartzitos.

No Quaternário, mais precisamente no Plistocénico (há cerca de 1.8 Ma a 10 000 anos), ocorreram importantes variações climáticas com glaciações a atingirem, inclusivamente, as latitudes médias. Embora sejam poucas as formas claramente glaciárias (vales com perfil em U, moreias, circos glaciares, superfícies de granito polidas e estriadas e depósitos glaciares), nas serras da Peneda, do Soajo e do Gerês foram identificados vestígios dessas glaciações.

O rio Peneda corre num vale fluvial encaixado, cuja origem se deve à instalação do curso de água numa zona de falha. A falha de direcção NNE-SSW condicionou o traçado do rio, fazendo com que este se orientasse na mesma direcção.

No leito do curso de água podem encontrar-se depósitos (também designado por clastos) que apresentam dimensão e composição variadas e um formato arredondado originado por acção da erosão fluvial. Estes blocos graníticos de formato arredondado são também denominados por calhaus rolados.

Fonte: https://pt.wikipedia.org



Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.