São Bartolomeu dos Galegos é uma freguesia do concelho da Lourinhã, distando cerca de 5 km da sua sede. Com uma área de 12,64 km², é constituída, ainda, pelos lugares do Paço, Carqueja, Pena Seca, Feteira, Casal da Galharda, Reguengo Pequeno e Casal Caldeira.
Tem como orago São Lourenço dos Galegos. Realiza a sua feira anual no dia 24 de Agosto, data em que a igreja celebra a festa do apóstolo São Bartolomeu.
A população ocupa-se principalmente na construção civil e em explorações agrícolas de pequena e média dimensão, ressaltando a produção hortícola e frutícola. A extracção e transformação de pedra é a principal indústria da freguesia.
A região foi habitada desde o período neolítico, como provam as várias grutas e os muitos artefactos encontrados, mas teria sido na Idade Média, e após a Reconquista, que o principal núcleo habitacional, São Bartolomeu, se formou. Constituiu-se paróquia aos fins do século XIV ou princípios do século XV, separando-se de Santa Maria de Óbidos.
O topónimo de Galegos derivará, de uma colónia de imigrantes galegos, mesteirais, de trabalhadores da pedra, que aqui se radicaram e deram origem à formação de pedreiras de mármore que duram até à actualidade. Deixaram a sua arte testemunhada em muito obras da região.
A freguesia de São Bartolomeu dos Galegos pertenceu ao Concelho de Óbidos até 1836 passando nesta data para o da Lourinhã.
|