Skip to content

This cache has been archived.

Clube das Sandes: Cumpriu a sua missão.

Até sempre

Aquele abraço do Clube das Sandes

More
<

SERPINS - O FIM DA LINHA

A cache by Clube das Sandes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/20/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estação Ferroviária de Serpins é uma interface ferroviária desactivada do Ramal da Lousã, que servia a localidade de Serpins, no Distrito de Coimbra, em Portugal.

Abertura ao serviço

O troço entre Lousã e Serpins do Ramal da Lousã entrou ao serviço no dia 10 de Agosto de 1930, pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.

No entanto, logo em 19 de Maio de 1933, os comboios de passageiros entre Coimbra e Serpins foram substituídos por carreiras rodoviárias.

Continuação do ramal

Já em 1870, tinha sido planeada uma linha de Coimbra a Arganil, e em 22 de Fevereiro de 1889 foi assinada a escritura para construção deste caminho de ferro. Um dos principais objectivos era servir aquela vila, que estava muito isolada em relação aos transportes terrestres. Arganil passou a ser servida pela estação de Serpins após a sua inauguração, embora ainda se situasse a cerca de 30 km de distância.

Em Setembro de 1948, já se tinham feitas todas as expropriações necessárias, e várias terraplanagens e obras de arte no troço entre Serpins e Arganil, que teria pouco mais de 20 km de extensão. Nessa altura, a continuação do ramal já tinha sido pedida ao Ministro das Obras Públicas por várias entidades de Arganil e pela sua Casa em Lisboa. No entanto, esta obra não chegou a ser concluída, tendo Serpins permanecido como a estação terminal do ramal. 

Additional Hints (No hints available.)