Skip to Content

This cache has been archived.

BrázioScout: Obrigado a todos os participantes pela vossa presença. Foi uma atividade fantástica e muito produtiva.
Aguardem por novos eventos deste cariz, em colaboração com o CEA Mata da Machada e Sapal do Rio Coina.

More
<

Biodiscoveries @ Mata da Machada

A cache by BrázioScout Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Wednesday, April 25, 2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Biodiscoveries

O Projeto LIFE Biodiscoveries, desenvolvido pela Câmara Municipal do Barreiro, tem como objetivo promover o controlo de espécies invasoras na área da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada, através de ações de voluntariado, aspeto que o distingue de outros projetos de controlo de invasoras.

Na Mata da Machada existe uma forte presença de várias espécies de acácias (Acacia sp.), bem como de chorão-da-praia (Carpobrotus edulis), que se estende também ao Sapal do Coina, ameaçando o equilíbrio destes habitats. Pretende-se, através da participação coletiva, incentivar o combate às invasoras, criando laços, que se prolonguem no tempo, entre os voluntários e a área protegida.

Mais informações sobre o projeto LIFE Biodiscoveries podem ser encontradas em LIFE Biodiscoveries.


Invasoras

Muitas das espécies que nos rodeiam foram trazidas do seu habitat natural para outros locais. São referidas como exóticas (do grego do grego exotikós, “de fora”), e enquanto algumas conseguem coabitar em harmonia com as espécies nativas, outras desenvolvem-se de forma descontrolada e tornam-se prejudiciais para a biodiversidade existente. As espécies exóticas são transversais a qualquer grupo de seres vivos (por exemplo, o lagostim-vermelho, o escaravelho-vermelho-das-palmeiras, o fungo-da-ferrugem ou a erva-da-fortuna).

O desequilíbrio provocado por plantas invasoras em alguns ecossistemas é tão grave, que pode pôr em risco outras espécies. A vantagem competitiva destas plantas está relacionada com os seguintes aspetos: (1) geralmente são plantas que produzem muitas sementes, que são viáveis por longos períodos de tempo e podem ser estimuladas pelo fogo; (2) competem mais eficientemente pelos recursos disponíveis do que as espécies nativas e (3) normalmente não contam com a presença dos seus inimigos naturais.

Relativamente aos impactes da expansão de espécies invasoras, estes revelam-se ao nível da biodiversidade como já referido, mas também têm efeitos económicos devido aos elevados custos associados ao seu controlo, efeitos na saúde pública e na disponibilidade de recursos naturais, provocando também alterações na estrutura da paisagem.

Na Mata da Machada existem duas espécies invasoras mais problemáticas: as acácias (Acacia sp.) e o chorão-da-praia (Carpobrotus edulis). O problema principal são as acácias, seja pelo facto de serem mais agressivas, sobretudo após fogo, seja pela sua coincidência ou proximidade com áreas de maior interesse florístico, e ainda pela maior dificuldade de erradicação.

Na área de intervenção do projeto podemos encontrar as seguintes espécies de acácias: Acacia dealbata (Mimosa), Acacia longifolia (Acácia-de-espigas), Acacia mearnsii (Acácia-negra), Acacia melanoxylon (Acácia-austrália), Acacia pycnantha, Acacia retinodes (Acácia-virilda), Acacia saligna.


O Evento

O evento será realizado em colaboração com a equipa do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, no âmbito do projeto LIFE Biodiscoveries. Consistirá no combate às espécies invasoras, através do descasque de acácias.

Horário previsto: 09H30 às 11H30

Aconselha-se que tragam roupa e calçado confortáveis e luvas de trabalho. Será uma atividade de serviço aberta a todas as idades, no entanto recomenda-se bom senso no que toca à presença de crianças pequenas, tendo em conta o tipo de trabalho a efetuar.


Descasque de acácias

Este evento CITO enquadra-se na Spring CITO Week April 21-29, 2018, e a participação no mesmo permitirá a obtenção do respetivo souvenir.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

73 Logged Visits

Write note 5     Archive 1     Will Attend 36     Attended 29     Publish Listing 1     Announcement 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 66 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.