Granito de Famalião
ATENÇÃO: Tenham sempre presente o facto de estarem junto de uma pedreira, devendo estar atentos ao meio em que se encontram e tudo o que vos rodeia. O acesso ao local faz-se com relativa facilidade mas estejam atentos e não a olhar constantemente para o GPS/telemóvel.
Acedam ao GZ pelo waypoint indicado.
NÃO TENTEM FAZER ESTA CACHE DURANTE A NOITE!
Não publiquem fotos que revelem as respostas às questões colocadas. Logs que não respeitem este pedido serão eliminados.
Esta cache pretende dar-vos a conhecer o Granito de Famalicão, um tipo particular de granito que pode ser encontrado em alguns pontos do concelho de Vila Nova de Famalicão. Para isso, vão visitar a Pedreira do Moinho de Vento, uma exploração de jazidas graníticas localizada na povoação da Portela e em atividade desde 1996.
Na área de implementação da pedreira afloram rochas graníticas, do tipo dos Granitos de Airão, Aves e Roriz da Orogenia Varisca.
A Orogenia é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas. Estes processos tectónicos afectaram a crosta terrestre ao longo dos tempos geológicos e ocorreram em períodos determinados, dando origem ao aparecimento das grandes cadeias de montanhas (como os Himalaias). Considera-se que durante os últimos 542 milhões de anos, aproximadamente, ocorreram três orogenias principais:
- Caledónica: terá terminado há cerca de 380 milhões de anos;
- Varisca: cessada há 245 milhões de anos;
- Alpina: ter-se-á iniciado há cerca de 200 milhões de anos e ainda se encontra activa. Esta última foi a responsável pelo aparecimento de cadeias montanhosas como os Alpes e os Pirinéus.
A Orogenia Varisca, ou Hercínica, iniciou-se há aproximadamente 380 milhões de anos, consequência da aproximação e junção de todas as massas continentais que deram origem ao supercontinente Pangeia. Este episódio da história da Terra, que é particularmente relevante para a parcela do planeta que ocupamos, também ficou registado nos materiais sedimentares anteriormente depositados, ao serem submetidos a enormes esforços tectónicos que originaram levantamentos, falhas e dobras. No mapa abaixo podemos ver a sombreado a distribuição da Orogenia Varisca no mapa mundo, sendo facil perceber que esta inclui uma parcela importante da Península Ibérica, incluindo praticamente todo o território de Portugal Continental.
Os afloramentos graníticos presentes nesta pedreira tratam-se de monzogranitos (um tipo de rocha ígnea) de grão médio, de tendência porfiróide, de duas micas, predominantemente biotítico, de cor mais escura. Mineralogicamente são constituídos por quartzo, biotite, feldspato potássico e plagioclase. Os megacristais de feldspato existentes conferem-lhe o carácter porfiróide, designação dada em mineralogia e petrologia à aparência das rochas ígneas onde é visível uma clara e distintiva diferenciação no tamanho dos cristais que as compõem. Localmente, verifica-se que o grau de alteração da rocha é variável, coexistindo afloramentos de saibros graníticos (espessura máxima da ordem dos 4 a 5 m) com granitos sãos (maiores valores de rugosidade e brilho mais elevado).
É este conjunto de características particulares que tornam o Granito de Famalicão distinto dos referidos anteriormente.
Sobre este granito assentam as povoações de Joane, Mogege, Oliveira (Santa Maria) e parte da povoação de Portela, onde este granito é explorado. Neste local é extraído granito utilizado na produção de betão, argamassa, obras de engenharia civil e construção rodoviária, enrocamentos, misturas betuminosas, balastro e sub-balastro. Esta é aliás uma pedreira de referência em agregados para pavimentos rodoviários drenantes e porosos, bem como no fornecimento de obras ferroviárias.
Os efeitos da extracção do granito nesta e noutras pedreiras adjacentes estão bem patentes a olho nu no local e até a distâncias relativamente grandes. Uma visão aérea da região permite perceber ainda melhor a escala desses efeitos.
ATENÇÃO: Tenham sempre presente o facto de estarem junto de uma pedreira, devendo estar atentos ao meio em que se encontram e tudo o que vos rodeia. O acesso ao local faz-se com relativa facilidade mas estejam atentos e não a olhar constantemente para o GPS/telemóvel.
Acedam ao GZ pelo waypoint indicado.
NÃO TENTEM FAZER ESTA CACHE DURANTE A NOITE!
Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar uma mensagem ao owner respondendo às seguintes questões:
1) Que orogenia mais contribuiu para a actual situação geológica do nosso país?
2) Quantas povoações se situam sobre o Granito de Famalicão?
3) Quantos anos de atividade tem a Pedreira do Moinho de Vento?
4) No GZ, olhando em direcção à face oposta da pedreira (Leste), quantos degraus tem a face da pedreira?
5) Quais as cores predominantes nessa face?
6) Ainda no GZ, percebe-se que foram também escavadas as faces do lado esquerdo (Norte) e do direito (Sul). Comparando as faces em frente e a da direita, qual delas parece ter sido escavada há mais tempo e porquê?
Se acreditas ter respondido com sucesso às questões acima podes fazer o teu registo.
Estejam à vontade para incluir fotografias do local desde que estas não revelem as respostas pedidas. Logs que não respeitem este pedido serão eliminados.
Espero que gostem!