Skip to content

Conglomerados da Califórnia EarthCache

Hidden : 05/01/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Conglomerados da Califórnia



Para registrar esta cache, necessita visitar as coordenadas publicadas e responder a estas perguntas por e-mail. Todas fotos publicadas que denunciem as respostas serão apagadas sem aviso prévio, assim como os registo aos quais não tenha recebido as respostas requeridas.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Com base no que leu na página e o que observou no local, diga-me como classifica este conglomerado, se é um conglomerado extraformacional ou um conglomerado intraformacional?
2- Procure o clasto da imagem da página desta cache e diga-me quais as suas dimensões em milimetros?
3- Qual a distância em milímetros do chão até ao bico inferior deste clasto?
4- Classifique este conglomerado quanto ao tamanho dos clastos?
5- Qual a inclinação do estrato onde se encontra este fenómeno?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



Conglomerados

Conglomerado é uma rocha sedimentar clástica de granulação grossa que é composta de uma fração substancial de clastos redondos a angulosos, como grânulos, seixos, paralelepípedos e pedregulhos, maiores que 2 mm de diâmetro. Os conglomerados formam-se pela consolidação e litificação do cascalho. Os conglomerados tipicamente contêm sedimentos granulados mais finos, por exemplo, areia, silte, argila ou combinação deles, chamado matriz por os geólogos, enchendo seus interstícios e são frequentemente cimentados por carbonato de cálcio, óxido de ferro, sílica ou argila endurecida.
O tamanho e composição da fração do tamanho de cascalho de um conglomerado pode ou não variar em composição, classificação e tamanho. Em alguns conglomerados, a classe de tamanho de cascalho consiste quase inteiramente no que eram os clastos de argila no momento da deposição. Os conglomerados podem ser encontrados em sequências de rochas sedimentares de todas as idades, mas provavelmente perfazem menos de 1% em peso de todas as rochas sedimentares. Em termos de origem e mecanismos deposicionais, eles estão intimamente relacionados com arenitos e exibem muitos dos mesmos tipos de estruturas sedimentares, por exemplo, camas de tabuleiro e cruzadas e camas de classificação.

Classificação de conglomerados

Os conglomerados podem ser nomeados e classificados por:
--Quantidade e tipo de matriz presente.
--Composição de clastos que contêm.
--Tamanhos de clastos presentes.
O método de classificação depende do tipo e detalhe da pesquisa que está sendo conduzida.
Uma rocha sedimentar composta em grande parte de cascalho é nomeada primeiramente de acordo com a redondeza do cascalho. Se os clastos de cascalho que o compõem são em grande parte arredondados para sub-agrupados, é um conglomerado. Se os clastos de cascalho que o compõem são em grande parte angulares, é uma brecha. Tais brechas podem ser chamadas de brechas sedimentares para diferenciá-las de outros tipos de brechas, p. brechas vulcânicas e falhas. Rochas sedimentares que contêm uma mistura de clastos de cascalho arredondados e angulares são algumas vezes chamadas de brecha-conglomerado.

Textura

Os conglomerados raramente são compostos inteiramente de clastos do tamanho de cascalho. Normalmente, o espaço entre os clastos do tamanho de cascalho é preenchido por uma mistura composta de quantidades variadas de lodo, areia e argila, conhecida como matriz. Se os clastos de cascalho individuais em um conglomerado são separados um do outro por uma abundância de matriz de tal forma que eles não estão em contato uns com os outros e flutuam dentro da matriz, é chamado um paraconglomerado. Os paraconglomerados são também frequentemente não estratificados e podem conter mais matrizes do que os clastos de cascalho. Se os clastos de cascalho de um conglomerado estão em contato um com o outro, ele é chamado de ortoconglomerado. Diferentemente dos paraconglomerados, os ortoconglomerados são tipicamente acamados e frequentemente bem cimentados e litificados por calcita, hematita, quartzo ou argila.
As diferenças entre paraconglomerados e ortoconglomerados refletem diferenças na forma como são depositadas. Os paraconglomerados são comumente usados tanto em depósitos glaciais como em depósitos de detritos. Os ortoconglomerados são tipicamente associados a correntes aquosas.

Composição dos Clastos

Os conglomerados também são classificados de acordo com a composição de seus clastos. Um conglomerado ou qualquer rocha sedimentar clástica que consista em uma única rocha ou mineral é conhecida como conglomerado monomito, monomítico, oligomito ou oligômico. Se o conglomerado consistir de dois ou mais tipos diferentes de rochas, minerais ou combinação de ambos, é conhecido como conglomerado polimérico ou polimítico. Se um conglomerado polimítico contém uma variedade de clastos de minerais e rochas metaestáveis e instáveis, ele é chamado de conglomerado petromítico ou petromítico.
Além disso, os conglomerados são classificados por fonte como indicado pela litologia dos clastos. Se esses clastos consistem em rochas e minerais que são significativamente diferentes em litologia da matriz envolvente e, portanto, mais antigos e derivados de fora da bacia de deposição, o conglomerado é conhecido como um conglomerado extraformacional. Se estes clastos consistem em rochas e minerais que são idênticos ou consistentes com a litologia da matriz envolvente e, portanto, contemporânea e derivados de dentro da bacia de deposição, o conglomerado é conhecido como um conglomerado intraformacional.
Dois tipos reconhecidos de conglomerados intraformacionais são conglomerados de xisto e cascalho. Um conglomerado de seixo xisto é um conglomerado que é composto em grande parte por clastos de lascas e seixos de lama arredondados unidos por minerais de argila e criados pela erosão em ambientes como dentro de um canal de rio ou ao longo de uma margem do lago. Conglomerados de seixos lisos (conglomerados edgewise) são conglomerados que consistem em clastos relativamente planos de lama de cal criada por tempestades que erodem um fundo raso do mar ou correntes de marés que erodem os planos de maré ao longo da costa.

Tamanho dos clastos

Finalmente, os conglomerados são frequentemente diferenciados e nomeados de acordo com o tamanho de clastos dominante que os compreende. Nessa classificação, um conglomerado composto em grande parte por clastos do tamanho de grânulos seria chamado de conglomerado granular; um conglomerado composto em grande parte por clastos do tamanho de seixos seria chamado de conglomerado de seixo; e um conglomerado composto em grande parte de clastos do tamanho de pedras seria chamado de conglomerado de pedras.

Para adquirir mais conhecimentos sobre os conglomerados pode clicar Aqui
Pode também ver um vídeo sobre os conglomerados pode clicar Aqui

Fonte: https://wikipedia.org




Additional Hints (No hints available.)