Skip to Content

<

Estratificação e estruturas sedimentares

A cache by Vigário Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/30/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

O Buraco do Padre é local muito atraente e ilustrativo, pela excepcional oportunidade de adentrar a pé, sem grande esforço, numa furna com túneis, fendas e rio subterrâneo associados, com bela exposição dos arenitos da Formação Furnas nas paredes rochosas.
Dentro observa-se notável exposição dos sets do Arenito Furnas, com suas típicas estratificações plano-paralelas e cruzadas tabulares e tangenciais. Neste Earthcache nos observaremos essas estratificações e aprenderemos um pouquinho sobre elas.
-Estratigrafia (do latim stratum e do grego graphia) é o ramo da geologia que estuda os estratos ou sucessão de camadas de rochas que aparecem num corte geológico, buscando determinar os processos e eventos que as formaram. Basicamente segue o princípio da sobreposição das camadas.
-Estratificação é a disposição paralela ou subparalela que tomam as camadas ao se acumularem formando uma rocha.
A estratificação corresponde ao aspecto que as rochas sedimentares normalmente apresentam após sofrerem os processos diagenéticos. Os sedimenos depositam-se na maior parte dos casos horizontalmente (caso da estratificação planar) em bacias sedimentares, uns sobre os outros formando camadas paralelas. Os processos diagenéticos transformam estes sedimentos soltos em rochas sedimentares consolidadas estratificadas. Assim um estrato é uma camada paralela delimitada por um teto (limite inferior do estrato superior) e um muro (limite superior do estrato inferior) com uma granulometria e composição química própria que indica uma superfície deposicional.

Os estratos podem ser delgados, com espessura na ordem dos cm e mm ou pelo contrário podem possuir uma espessura de muitos metros.
    Lâminas - estratos com espessura <1cm
finas: 10mm - 0.5mm
espessas: 0.5mm - 1cm
    Camadas - estratos com espessura > 1cm
finas: 1-10cm
média: 10-30cm
espessas: 30cm-1m
muito espessas: > 1m

Todavia a estratificação planar não é a única forma de os materiais de origem sedimentar se apresentarem à superfície da terra. Chamamos Estruturas sedimentares à estratificação e a todas as outras superfícies formadas durante a deposição que as rochas sedimentares podem apresentar.
Estratificação Cruzada - Consiste em conjuntos de material estratificado, depositado pela água ou pelo vento, nos quais as lâminas estão dispostas com ângulos de até 35º em relação à horizontal. As rochas que apresentam esta estrutura sedimentar normalmente têm um aspecto complexo resultado das rápidas mudanças de direção do agente de transporte. Bastante comum em arenitos. Na figura abaixo o esquema ilustrativo da estratificação cruzada.

Processos diagenéticos
Os processos mais conhecidos que levam à litificação de sedimentos são: Compactação, Dissolução, Cimentação e Recristalização diagenética
Litificação é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada. Graças, principalmente, à pressão exercida pelos sedimentos acumulados nos vários tipos de erosão.

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
 
Sobre o texto
1- O que é um estrato ou uma sequência estratigráfica, o objeto de estudo da estratigrafia?
2- Quais os processos diagenéticos que convertem as sedimentos em rocha?
 
Sobre sua observação no local
Na entrada da furna, no lado de fora, é possível avistar perfeitamente a sucessão de camadas que formam esse belo sítio geológico. Considere este ponto para responder as questões abaixo
3- Segundo a tabela de medidas descrita no texto, qual o enquadramento da espessura das camadas avistadas neste geozone?
4- A entrada da furna divide os estratos em duas partes distintas, qual o ângulo de inclinação aproximado dos estratos em cada lado?
5- Esse padrão coincide na parte de dentro da furna?

Opcional
6- Deixo um desafio... Tire uma foto dentro da cachoeira!


Links e fontes de pesquisas utilizadas: sigep.cprm.gov.br - geostoriaestpal.blogspot.com - Wikipedia

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.