A estação Olaias, uma das sete estações pertencentes ao 1º escalão da Linha D (Linha do Oriente), foi inaugurada a 19 de Maio de 1998. O arq.º Tomás Taveira foi o responsável pelo projecto arquitectónico, este convite do Metropolitano permitiu-lhe intervir, uma vez mais, num local em cuja estruturação urbanística desempenhara já um importante papel.
A estação é constituida por um átrio superior e pela nave dos cais, tendo como principal característica o facto de constituir um espaço extremamente elaborado ao qual uma forte e exuberante policromia confere uma ambiência especial. Em todo o conjunto os acabamentos foram alvo de grande atenção, tendo o próprio arquitecto contribuido com uma intervenção plástica constituída por dez candeeiros artísticos em metal e acrílico e uma escultura metálica localizada junto ao elevador panorâmico e que apresenta a forma de um peixe.
GC2P2RY
A cache encontra-se num local muito movimentado. Sejam cuidadosos na sua abordagem e manuseamento. Não possui material de escrita nem tem espaço para trocas.