Skip to Content

<

Cebolas de Matinhos

A cache by Caiçara Matinhense Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/20/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples: Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
Google Translator


As coordenadas publicadas levarão o geohunter até um ponto da Praia Brava de Matinhos onde poderá ser observado um conjunto de rochas espalhadas da orla até o mar. Ali, sofrendo um milenar e constante processo de intemperismo, esses granitos apresentam um peculiar desgaste que lhes fez render ao formato que hoje dispõem. Vamos conhecer rochas que sofreram (e sofrem) um severo processo de esfoliação esferoidal.
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/90b42436-560d-4dea-9e95-f8ef8a5accc6_l.jpgDanger shadow apontando para rocha com esfoliação esferoidal neste geozone
 
O intemperismo é definido, em termos gerais, como todas aquelas mudanças que ocorrem devido a exposição de material rochoso à atmosfera. Envolve processos físicos, químicos e biológicos
O clima é o fator mais importante que influencia o intemperismo e a água, o agente intempérico mais importante na maioria dos tipos de intemperismo, influenciando-o em várias formas.
Os efeitos do intemperismo estão por toda parte. O solo é um produto do intemperismo e certamente para a vida, é o mais importante deles.
De um ponto de vista geológico, o intemperismo é importante por que ele transforma rocha sólida em fragmentos menores, decompõe esses fragmentos e os prepara para remoção pelos agentes de erosão.
 
Esfoliação esferoidal (acebolamento)
Existe uma tendência universal observado no intemperismo que é a geração de formas esfereoidais. Essas formas se originam pois o intemperismo ataca um rocha por todos os lados ao mesmo tempo. Dessa forma a decomposição é mais rápida nas arestas e cantos.
Na natureza a decomposição esferoidal ocorre tanto na superfície como há alguns metros no interior do solo.

Esse tipo de esfoliação se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..)

A esfoiação esferoidal é um tipo especial de decomposição esferoidal. A rocha se quebra em uma série de planos concêntricos e paralelos entre si. Uma comparação pode ser feita da esfoliação com a cebola (por este motivo este processo também é chamado de acebolamento). Neste caso atuam tanto o intemperismo físico como o químico.
 
Na desagregação das rochas há dois tipos de ações:
- Ações físicas e mecânicas, do que resulta a desagregação ou alteração física (Ações térmicas - Ação da água por gelivação - Intumescência - Ação física da água como simples dissolvente)
- Ações químicas que conduzem à decomposição ou alteração química (Ação química da água como simples dissolvente - Fenômenos de hidratação - Fenômenos de Oxidação - Hidrólise de silicatos - Caulinização de Feldspatos)

Resultado de imagem para composição granito

A composição mineralógica é de suma importância. A textura da rocha também é muito importante pois influencia a porosidade e a permeabilidade que governam a facilidade com que a água pode penetrar nos poros da rocha e atacar os minerais. Os controles climáticos (temperaturas e precipitação) também são importantes. O intemperismo será influenciado não somente pela precipitação total anual, mas também pela distribuição da precipitação através do tempo, pela porcentagem de escoamento e pela taxa de evaporação. Assim, uma rocha qualquer vai responder ao intemperismo de forma variada, todavia, em geral os principais grupos de rochas seguem um padrão.

Granito é uma rocha homogênea composta por feldspatos quartzo e mica com pequenas quantidades de uma série de outros minerais. É formado em profundidades razoáveis na crosta e sob uma grande pressão, estando fora do equilíbrio na superfície terrestre. O relaxamento (alívio) da pressão confinante devido à erosão das rochas sobrepostas, produz juntas de expansão que culminam com o desenvolvimento de uma esfoliação. Pela composição mineralógica, o intemperismo químico é bastante eficaz.
O feldspato (amarelado) se intemperiza rapidamente por reações químicas com a água e se altera para vários minerais de argila. Plagioclásio cálcio e menos resistente, seguido pelo plagioclásio sódico. Os feldspatos potássicos são mais resistentes, entretanto todos os feldspatos se alteram para argilas.
A mica (cor negra) se intemperiza um pouco mais lentamente que os feldspatos, mas é facilmente atacada pela água ao longo de seus planos de clivagens, e a troca iônica é comum. As micas se alteram com uma pequena troca na estrutura originando clorita e minerais de argila.
O quartzo (cristalino) é muito resistente ao intemperismo, permanecendo inalterado por longos períodos.


Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.


Questões:
1- Neste local, qual é o principal agente de intemperismo e erosão?
2- O que é esfoliação esferoidal?
3- Qual o formato atual dos matacões que este earthcache descreve, possuem arestas ainda um pouco angulosas, são elípticos/chatos ou já estão totalmente arredondados/esféricos?

4- Na área de descamação da rocha, onde a erosão e o intemperismo são mais evidentes, é possível notar diferença de resistência entre os minerais que compõem a rocha?  (quartzo, feldspato, micas)

5- Invente uma posição bem criativa e tire uma foto pra colocar em seu log (opcional)

 


Links e fontes de pesquisa sobre o assunto abordado: oocities.org/fundamentos_geologia - sigep - midia.atp.usp
 

https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.