Skip to Content

<

Tradições Caniçalenses II

A cache by Carolina_Silva Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, September 15, 2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Festa Nossa Senhora da Piedade

Festa da Nossa Senhora da Piedade é dedicada aos pescadores. O Caniçal é uma das mais antigas paróquias da Ilha da Madeira e é aqui que se celebra esta festa em honra da padroeira dos pescadores – Nossa Senhora da Piedade. Os pescadores participam numa procissão aquática até a pequena capela de Nossa Senhora da Piedade no topo do Monte Gordo perto da Ponta de São Lourenço com os seus barcos decorados e pintados com cores vivas. A procissão tem lugar no Sábado e os barcos partem do Caniçal em direcção ao porto da Quinta do Lorde. O barco é escolhido por sorteio duas semanas antes da realização da festa para transportar a Santa; quando os barcos param na Quinta do Lorde os participantes continuam a procissão a pé até a capela; a estátua da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração. No próximo dia, Domingo, é feita nova procissão de barco para devolver a Santa à sua capela. A procissão é acompanhada de hinos tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra.

Diz a lenda que um grupo de pescadores, vendo-se em aflição no mar alto, prometeu erguer uma capela a Nossa Senhora da Piedade se ela salvasse estes homens de uma morte que parecia certa. A Santa salvou-os e impediu que o mar os levasse. Escolheram para lugar de construção do orago o primeiro monte que avistam no Caniçal.

 

Festa do Santíssimo Sacramento

No último fim-de-semana do mês de Setembro, celebra-se nesta freguesia a Festa do Santíssimo Sacramento. No domingo as cerimónias iniciaram-se pelas 13h com a procissão.

Festa de São Sebastião, padroeiro do Caniçal

Em Janeiro, comemora-se na Freguesia do Caniçal, Concelho de Machico a Festa do seu Padroeiro, São Sebastião, um Santo Mártir. Contando com animação Litúrgica no interior da Igreja em Honra do seu Padroeiro, como também animação musical exterior.

Como em todas as outras festas na Ilha da Madeira há muita celebração com entretenimento, espetada em pau de louro e bolo do caco. Nesta freguesia em especial, por ser piscatória e todo ano trabalhar na apanha do Atum e Gaiado, come-se o tão falado gaiado seco.

No dia 15 de Setembro espero por ti nas coordenadas indicadas às 13:00h. O evento terá a duração de 30min. Falar de costumes e tradições da nossa Ilha


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

4 Logged Visits

Will Attend 1     Attended 2     Publish Listing 1     

View Logbook

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.