Skip to Content

<

Caos de Blocos

A cache by Earthcaching PR Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/25/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

Caos de Blocos ou Paisagem Granítica - Imagens e Fonte: Ciencia Mariana

O caos de blocos é uma típica paisagem de origem granítica

A formação desta paisagem começa nas câmaras magmáticas, em profundidade. Aí, o granito ao arrefecer começa a ceder por alívio de pressão e fratura-se em grandes cubos quase perfeitos.
A estas fraturas sem movimento chamamos de Diáclases.

Por ação de dobras ou falhas a câmara magmática aparece à superfície e a erosão começa a atuar com maior facilidade nas fraturas (diáclases). Os vértices e arestas dos paralelepípedos, devido aos agentes erosivos, começam a arredondar e passados milhões de anos, estes viram esferas.
O granito, por ser uma rocha plutónica, é de uma enorme resistência à erosão e fica em saliência relativamente ao resto da paisagem. Por fim, estes grandes blocos, aparentemente dispersos pela serra, deslizam pela ribanceira a baixo, originando o caos de blocos, por ser uma grande confusão aleatória de esferas.

 
Diáclase  Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Do grego dia (em dois) e klasis (fratura, ruptura), são fraturas que dividem as rochas em blocos e em relação às quais não se produziu deslocamento ou o partimento deslocamento foi mínimo. Todas as rochas desde a sua formação estiveram submetidas a esforços de compressão, tração e torção que deram origem a um conjunto de fraturas designadas por diáclases. Desenvolvem-se sobretudo nas rochas duras, intersectando-se em diversas direções sendo algumas principais e originando uma rede de fraturas que facilita a sua separação em blocos e, portanto, a sua desagregação. Nas rochas magmáticas é muitas vezes difícil distinguir as juntas (devidas ao arrefecimento) das diaclases (devidas a tensões). Nestes casos, utilizam-se, indistintamente, os termos diaclase ou junta.

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:
1- O caos de blocos é uma paisagem característica de qual tipo de rocha?
2- No geozone, quais dos seguintes eventos podem ser visualizados?
a- Diáclase
b- Blocos cúbicos
c- Blocos circulares
d- Areia granítica
3- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.