Skip to Content

This cache is temporarily unavailable.

VillEcoueR: Pensei que os inúmeros avisos dados pelas autoridades competentes eram suficientes para manter as pessoas em casa, mas como continuo a receber registos de pessoas que não têm dois dedos de testa e só pensam no seu próprio prazer em vez de pensarem no bem comum, vou desactivar todas as nossas caches e não aceitarei qualquer registo durante este período de prevenção desta pandemia.

Sejam conscientes e respeitem todas as medidas de prevenção indicadas pelas entidades de saúde e governamentais!

Neste momento temos todos de colaborar para que esta situação não alastre ainda mais e fique totalmente fora de controlo.

Esperemos que tudo corra bem e que se resolva o mais depressa possível, até porque também nós estamos com muita vontade de sair e praticar geocaching, naquele que esperamos não seja um futuro longínquo.

FIQUEM EM CASA!

Será que é assim tão difícil de entender?!

More
<

Mosteiro de Arnoso Santa Eulália [O Regresso]

A cache by VillEcoueR Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/25/2018
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!


Esta é uma zona onde por vezes se encontram muggles e dos da pior espécie, os curiosos. Por isso, tenham muita atenção na altura de cachar!



Esta cache está integrada num projeto intitulado [O regresso], que pretende repor caches em locais de assinalado interesse, por onde já passámos, e que por uma qualquer razão viram a sua cache desaparecer.
É o regresso destes locais ao fantástico mundo do geocaching...


Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso
[Vila Nova de Famalicão]

Conhecemos este local algum tempo depois de termos começado a nossa atividade no mundo do GeoCaching (foi a nossa cache #1752) e já na altura nos tinha encantado, não apenas pela beleza do mosteiro, como pela área que o envolve, assim como a praia fluvial do rio Guisande, que passa mesmo ali ao pé e que serviu para um dos melhores eventos em que já participámos, o Mega Pic-Nic FamaTeam.

Foi numa passagem pela zona, que nos apercebemos do arquivamento da cache que aqui se encontrava. Como consideramos que o Geocaching ficaria mais pobre se este local ficasse fora do mapa dos smiles, não foi preciso muito tempo para decidirmos que tínhamos de deixar aqui uma cache e que a mesma seria incluída no nosso projeto [O Regresso]. Esperemos que a segunda vida desta caixinha seja longa e que a mesma se mantenha por ali durante muito tempo.


Sobre o Mosteiro

Dotado de recursos cinegéticos essenciais à sobrevivência e fixação de comunidades humanas, que o procuraram desde os tempos mais remotos, o território correspondente, na actualidade, ao concelho de Vila Nova de Famalicão encerra variados testemunhos arqueológicos de um passado longínquo, ao mesmo tempo que diversificado e único. Uma particularidade que não se desvaneceria dos seus horizontes históricos, antes fortalecendo-se à medida que se aproximavam os tempos medievos, fundando-se, em 642 (ou em 674, na opinião de outros autores), e por iniciativa de S. Frutuoso, Bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica, um convento em Santa Eulália de Arnoso, parcialmente destruído pelos mouros, em 1067 e reconstruído por iniciativa de D. Garcia I (1042-1090), Rei da Galiza, ainda que seja de 1156 a data inscrita no tímpano do portal Sul. Entretanto, o mosteiro foi agremiado em 1495 ao convento beneditino de Pombeiro, por ordem de D. Jorge da Costa, arcebispo de Braga entre 1486 e 1501 (Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso, 1958, p. 8), antes de os frades Jerónimos de Belém tomarem dele posse já em seiscentos .

Mas apesar de ser geralmente atribuída à iniciativa de S. Frutuoso, a construção do templo remontará, ao que indicam alguns estudos, ao século XII, filiando-se, por conseguinte, no movimento estilístico românico. Erguida de forma destacada num pequeno adro delimitado por muros graníticos e envolvendo sepulturas medievais talhadas no mesmo material, a igreja, de planta longitudinal formada por nave com arcos cegos adossados ás paredes laterais e capela-mor de dois tramos e coberta por abóbada cilíndrica, exibe fachada principal com portal de tímpano vazado em cruz com arquivoltas de arco redondo e capitéis. Elementos arquitectónicos estes que foram profusamente decorados com elementos geométricos, entrelaçados e zoomórficos (com predomínio de quadrúpedes e aves), os mesmos que reencontramos nos portais laterais, especialmente no virado a Sul, onde, a par de lisos, surgem modilhões com motivos antropomórficos, assim como zoomórficos e geométricos, de igual modo presentes nos capitéis que sustentam a falsa arcaria do interior do templo. E é deste mesmo interior que se destaca a presença de pinturas a fresco quinhentistas com episódios da vida de N. Senhora localizadas nos flancos do arco triunfal ("Santa Eulália de Arnoso", 1976, p. 494).

in: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/


Como descobrir o tesourinho escondido?

Tal como seria de esperar, o container não se encontra nas coordenadas dadas. Para descobrirem este tesourinho escondido devem resolver primeiro o enigma apresentado, de forma a conseguirem obter as coordenadas finais.


Atenção! Embora o local normalmente não seja muito frequentado, tenham especial cuidado com os muggles. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.

Boa cachada!


VilleCouer



PS: levem material de escrita porque não existe no container.


Mosteiro de Arnoso de Stª Eulália

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.