Skip to Content

<

Orifícios

A cache by Ouriços Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/26/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

Existem algumas teorias de que há alguns milhares de anos o mar estava em um nível superior comparado ao atual. No caso da Ilha do Mel, há aqui alguns indícios que comprovam esses eventos geológicos
Para atravessarmos da Praia do Miguel para a Praia do Canto da Vó temos que passar por cima de um conjunto rochoso que divide as duas faixas de areia
Nesta geozone poderemos verificar uma dessas evidências para comprovar tal teoria, aqui você verá uns belíssimos orifícios numa formação que chama a atenção por seu padrão curioso e bastante simétrico.
Esses orifícios na rocha sofreram no passado um processo curioso de Intemperismo biológico, foram ao longo dos séculos sendo escavados por ouriços do mar até formar tais estruturas, isso é uma evidência de que o nível do mar já foi mais alto do que o atual, já que os ouriços só sobrevivem se ficarem na zona de entre marés, submersos todo o tempo

Esses eventos de alterações do nível do mar ocorreram muitas vezes na história do planeta, alguns exemplos:

120 mil anos atrás, estariam de 6 a 10 metros acima do nível atual.
Entre 21500 e 18000 anos atrás, em torno de 130 metros abaixo do atual
A partir de então, ou até mil anos antes, começou-se a formar a parte norte da ilha de oeste para leste. O nível do mar começou a abaixar para chegar ao nível atual.

Estas variações do nível do mar são chamadas de ciclos eustáticos e tratam as regressões e transgressões marinhas, ou seja, a alternância de períodos glaciários e de períodos interglaciários ocorridos no planeta que tem como consequência indireta a modificação das linhas de costa.

Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico
Este último, abordado aqui neste Earthcache, é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

 
Exemplo de rocha que sofreu intemperismo biológico por ação de ouriços do mar - Arpoador/RJ
 
Habitat dos Ouriços do Mar
Estes são animais bentônicos, ou seja, vivem associados ao substrato do seu ambiente. São encontrados em depressões nas rochas, formadas pela ação de seus espinhos e, principalmente, do aparelho raspador. Habitam a zona entremarés e infralitoral podendo ser encontrados até acerca de 600 m de profundidade. É típico da zona entremarés de praias rochosas, sobretudo na região de arrebentação.
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:
1- Em quantas rochas neste geozone se pode verificar esse fenômeno?
2- Em relação à orla, qual a altura da incidência destes orifícios?
3- É possível que na maré cheia a água cubra esses orifícios?
4- Qual o diâmetro médio deles?
5- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Fontes de pesquisa e referência: mundoeducacao - wikipediageologia12estpal13 -
GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 
 
 

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.