Peso da Régua - A origem do nome
Peso da Régua é a Capital Internacional do Vinho e da Vinha. Terra de grandes nomes entre os quais o médico e escritor João de Araújo Correia, Antónia Ferreira - a Ferreirinha, Antão de Carvalho, Joaquim Manuel Magalhães, Jaime Silva (pintor) entre outros nomes de grande importância local e nacional.
A origem do seu nome é até aos dias de hoje inconclusiva, sendo várias as hipóteses apresentadas.
Origem de Peso
Peso, deriva do lugar onde as mercadorias eram pesadas e cobrados os impostos. Em 1210, D. Sancho I, no foral passado a Godim, refere-se a esta parte da cidade.
Origem de Régua
Régua é um nome cuja origem é inconclusiva.
A primeira teoria aponta que Peso da Régua terá sido habitada durante as invasões romanas e bárbaras, dando origem ao nome de Vila Regula – soterrada em lugar da cidade.
Outros defendem que o nome deriva de “récua”, devido aos ajuntamento de récuas (grupos de animais de carga) ou cavalgaduras (animais de sela) que passavam o rio Douro.
Ainda há quem pense que o seu nome deriva de “reguengo” – designação atribuída às terras dos reis.
Outra das hipóteses é a de provir “Régoa”. Esta teoria refere-se ao direito que podia ser herdado de, ascendentes ou conferido a descendentes, através de um foral, baseando-se na doação de terras, feita pelo conde D. Henrique a D. Hugo que por sua vez doou a D. Egas Moniz. Sendo assim esta “regra” a dar origem à palavra “Régoa”.
Alameda dos Capitães
A Alameda dos Capitães é um local importante no coração de Peso da Régua. Este foi outrora um espaço verde, com jardins e lagos de água fresca, onde os cidadãos passavam os seus tempos livres.
Em 2013 sofreu uma grande requalificação passando a ser dotada de parque de estacionamento subterrâneo, auditório, galeria de exposições, sala multiusos, café, entre outros equipamentos.
Desse lugar temos a panorâmica para as típicas encostas do Douro Vinhateiro, onde podemos vislumbrar o rio e a parte oeste da cidade.
A cache
A cache localiza-se num excelente local para apreciar um dos belos ângulos do rio Douro. É um local movimentado pelo que é necessário a máxima discrição para permitir a sua longevidade.
Levem material de escrita.