Skip to Content

<

Quartzo do Forte

A cache by Apicultor caiçara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/28/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

Para você chegar até a entrada da Fortaleza da Ilha do Mel terá que primeiramente passar por um grupo de rochas de granito que afloram no local. Em algumas destas poderá observar alguns veios de quartzo que as cortam e ilustrarão este Earthcache.
 
Cristais de quartzo são resultado de um processo geológico que pode levar milhares de anos. Tudo começa quando o magma das regiões profundas da Terra encontra, através de fendas e fissuras, um caminho para chegar mais perto da superfície. Afastado do calor do centro do planeta, o magma começa a se resfriar, dando origem às rochas. Algumas vezes também são formadas cavidades com a água que penetra no subsolo a partir da superfície; e é nessas cavidades que aparecem os cristais, pois o líquido represado por elas é rico em minerais dissolvidos das rochas. Submetida a temperaturas de até centenas de graus Celsius, a água com quartzo dissolvido começa a evaporar.
Nessa etapa, os cristais surgem em torno de um minúsculo núcleo, chamado de germe, sobre o qual as moléculas de quartzo vão se juntando, fazendo a estrutura ganhar volume. Quando toda a solução evapora, os cristais aparecem nas bordas dos depósitos subterrâneos. A geometria peculiar – o cristal de quartzo possui três faces em cada ponta – é determinada pela forma como seus átomos se ligam entre si.
Graças à capacidade que seus átomos têm de vibrar em intervalos bem definidos, são usados para controlar a freqüência de rádios, televisores e relógios.
 
O quartzo está presente nos três tipos de rocha que existem no planeta, sedimentares, ígneas e metamórficas.
É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma
O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12% vol.)
Quartzo é um mineral formado principalmente por dióxido de silício (SiO2).
Ocorre geralmente em pegmatitas graníticas e veios hidrotermais.


Veio é a designação dada em geologia e petrologia a corpos foliares de materiais distintos, por vezes com apenas alguns milímetros de espessura, encaixados no interior de uma massa rochosa ou rocha. O veio é em geral formado por minerais diferentes daqueles que estão presente na rocha encaixante. Os veios formam-se quando constituintes minerais transportados por uma solução aquosa que atravessa a rocha por percolação são depositados por precipitação. O fluxo hidráulico subjacente ao processo é geralmente devido a circulação hidrotermal.

 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:
1- O quartzo destacado e visualizado nessas rochas se apresentam leitosos ou transparente?
2- Os veios de quartzo destas rochas seguem um padrão direcional?
3- Qual a cor predominante nestas amostras deste mineral?
4- Analisando o desgaste das rochas é possível afirmar que o quartzo possui maior ou menor dureza entre os demais minerais que formam essas rochas?
5-
Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Fontes de pesquisa: wikipedia - super.abril - wikipedia (2)

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.