Porquê esta cache:
Repara em mim! – disse-me esta fonte, quando por ali passei ocasionalmente.
Linda! – Exclamei.
Pedi informações ao varredor que trabalhava no patamar superior e a um residente que estivera a conversar com o primeiro.
- Há uns 15 dias, saiu um artigo no Diário do Minho, sobre esta fonte.
Pesquisei, encontrei e a qui estou a dar destaque a este espaço de cuja notícia transcrevo o seguinte:
“O Aquilégio Medicinal, redigido no século XVIII, é um precioso manuscrito que se encontra à guarda da Biblioteca Nacional (…). Em que se dá notícia das águas de Caldas, de Fontes, Rios, Poços, Lagoas, e Cisternas, do Reino de Portugal, e dos Algarves, que ou pelas virtudes medicinais, que têm, ou por outra alguma singularidade, são dignas de particular memória.(…)
Na mesma Cidade de Braga, há outra fonte chamada de S. Pedro, que está na Paróquia de S. Pedro de Maximinos, extramuros da citada Cidade, cuja água, que é muito boa, a têm os moradores por milagrosa, e a bebem nas suas enfermidades, com muita fé, e esperança que lhe aproveite, como muitas vezes sucede; e há tradição de que indo o Apóstolo Santiago àquela terra pregar a Fé Católica, bebera na dita Fonte. Muita gente manda buscar esta água no dia de S. Pedro de manhã, e a guarda como milagrosa” (pp. 152/153)
Fonte: Entre Aspas, por Francisco Sande de Lemos, arqueólogo, no artigo da ASPA, no Diário do Minho, de 09-07-2018, p.11
A Cache
Localização da cache…
A cache encontra-se num local pacato, nas proximidades da Estação dos Caminhos de Ferro.
Tipo
É do tipo tradicional, pequena, contém logbook com stashnote e algumas prendas para troca. Levar material de escrita. Por favor, feche bem o container e recoloque o mesmo como o encontrou.
É isso você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção.
Faça CITO, se possível.
Já agora, perceba os seus pensamentos e sentimentos, quando aborda uma cache, pois você também é Especial e Única/o.
Obrigado.