Skip to content

<

Filões de quartzo no Ínsua

A cache by Os covinhas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/26/2018
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Filões de quartzo no Ínsua

Para reclamar esta earthcache deverá enviar-me, através do meu perfil, as respostas às seguintes questões. Se algo estiver incorreto será contactado.

Nas coordenadas da earthcache há vários filões de quartzo.

1 - Qual é a largura do filão de quartzo nesse ponto no sentido mais a Oeste?     

 (Aproximadamente a largura em centímetros do filão)

2 - Qual é a orientação em geral dos filões de quartzo em relação ao Norte? Use uma bússola.

3 – Nos filões apresentados na coordenada qual a cor predominante do filão? Qual cor predominante da rocha?

Opcional: uma foto sua no local, incluída no registo, será apreciada, e prova que efectivamente esteve lá. Note que não deverá ser possível estimar as respostas através das fotografias publicadas. Obrigado pela visita.  

O quartzo é um mineral muito comum, é um composto químico de silício e oxigénio, dióxido de silício SiO2, chamado sílica de um modo geral.

Quando puro, o quartzo é incolor, transparente e é um material cristalino muito duro e com aspeto vítreo. Os conhecidos cristais de rocha - prismas de seis lados com seis pirâmides nos topos - são simplesmente cristais de quartzo perfeitamente formados.

O quartzo ocorre em várias variedades coloridas, como a ametista (violeta), quartzo-citrino (amarelo), ou quartzo fumado (cinzento a castanho). Também pode ocorrer em formas densas sem cristais visíveis, como a multi-colorida ágata e o flint cinzento.

O quartzo é um mineral importante na formação de rochas, fazendo parte da composição de muitas rochas comuns, como o granito.

A palavra "quarz" (o "t" é omitido propositadamente) é conhecida na literatura europeia sobre mineralogia desde o século XIV. É provavelmente de origem germânica ou eslávica.

Filões de quartzo

O quartzo é muitas vezes encontrado em filões que cortam a rocha. Embora o termo filão, ou veio, possa sugerir que os filões de quartzo ou outros minerais sejam tubos finos, isso não acontece. São geralmente "folhas" finas. Os filões são formados devido a várias condições e dependendo das mesmas os filões podem apresentar ou não cristais de quartzo.

O tipo mais simples de filão de quartzo é o enchimento de uma fenda que já existia nas rochas. Esta fenda poderá ter sido formada durante o dobramento da rocha durante o processo de aparecimento de uma montanha, por quebra durante acontecimentos tectónicos, por uma diminuição da pressão durante a subida à superfície da rocha ou por causa da diminuição de tamanho da rocha devido ao seu arrefecimento

A salmoura quente que atravessa a rocha originária a grandes profundidades e a alta temperatura precipitará os minerais transportados em fendas a mais baixas temperaturas e pressões. Este processo continuará até a fenda estar totalmente preenchida ou poderá parar antes, deixando, neste caso, alguns espaços no filão que serão por vezes ocupados à superfície por cristais. A salmoura quente que entra numa fenda numa rocha distante da fonte quente como um plutão granítico arrefece e precipita os minerais que transporta de uma forma rápida. O resultado é um quartzo leitoso, com uma forma maciça ou feito de cristais de quartzo leitosos e entrelaçados. Depois, quando o crescimento cristalino diminui, o cristal poderá ficar menos opaco ou mesmo transparente. Na maioria dos filões de quartzo, a maior parte do quartzo é precipitado como um quartzo leitoso e maciço e os cristais bem formados, se forem encontrados, são só uma pequena parte do enchimento do filão.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.