Marinheiros Geocachers encontraram uma mensagem que mencionava a existência de um tesouro na Ilha da Culatra, mais propriamente no Núcleo do Farol.
Navegaram dia e noite até que chegaram ao Cabo de Santa Maria. O comandante do navio mandou parar ao largo (coordenadas iniciais). Olhando para a entrada da barra, tinha a bombordo a Ilha da Barreta, também conhecida por Ilha Deserta e a estibordo a Ilha da Culatra, ambas fazendo parte das Ilhas Barreiras que protegem a Ria Formosa.
Com o navio parado observou a entrada da barra Faro/Olhão com os seus pontões, o farol do Cabo de Santa Maria e a torre do radar onde, próximo, deveria encontrar um cais para atracar.
Reuniu os oficiais de bordo para uma ultima análise às instruções constantes na mensagem encontrada. De salientar que a mensagem tinha apanhado água e só se conseguiam ler algumas palavras: Tesouro / Ilha da Culatra / Cais (…) torre do radar / calculo (…) graus.
Definida a estratégia para chegar ao tesouro, o comandante coloca a carta náutica da Barra e Portos de Faro e Olhão, o compasso, o esquadro e as réguas paralelas, sobre a mesa e seguindo os cálculos aponta o navio à entrada da barra e ruma até passar entre os faróis existentes na sua extremidade. No canal da barra orienta-se pelas boias de apoio à navegação virando a estibordo na boia 2 em direção ao cais, onde atraca.
Já em terra, é hora de esticar as pernas, verificar se os cálculos recolhidos estão corretos e receber a coordenada final.
You can validate your puzzle solution with certitude.
|