Serra da Portela
O objetivo deste Power Trail e dar-vos a conhecer a Serra da Portela ou também conhecida popularmente por Serra do Anjo da Guarda (padroeiro da ermida local) e também o geodésico do Monte da Ovelha. Pertence ao Maciço de Sicó, tratando-se da serra mais elevada no concelho de Ansião e encontra-se integrada na Rede Natura 2000. Caracteriza-se pelo seu relevo cársico de calcário bastante conhecido na região centro do país, onde se pode encontrar formações cársicas como as lapiás, dolinas, escarpas, alguns pequenos algares e grutas. A flora e fauna que são particularmente ricas, destacando-se a presença de perdizes, coelhos bravos e uma grande variedade de flores silvestres como as orquídeas de diferentes espécies que ali florescem na Primavera, para além de pinheiros mansos, ciprestes, oliveiras e o carvalho Cerquinho. Por aqui existiu em tempos um importante núcleo de moinhos de vento, que geraram muita atividade na altura, populares, comerciantes e trabalhadores deslocavam-se para o monte através de caminhos difíceis e alguns trilhos dos quais propomos percorrer como por exemplo o trilho do Moleiro, trilho do Javali, trilho do Cedro e Carro Queimado.
Anjo da Guarda
Neste local podem apreciar o desenho esculpido na laje. "A gravura é um antropomorfo discretamente gravado num afloramento calcário, horizontal, situado ao nível do solo. A representação da figura humana pode considerar-se seminaturalista sendo constituída por cabeça, com olhos, sobrancelhas, nariz, boca e queixo, só faltando as orelhas. O tronco está representado sem braços. Dos membros inferiores, está apenas insculpida a parte frontal da perna direita, com marcação de joelho e um pé calçado numa bota. Os sulcos são quase impercetíveis, pouco profundos e de muito difícil reconhecimento com luz natural. Esta gravura está claramente conectada com o moinho de vento que existiu ao lado e que se encontra reduzido às ruínas da respetiva carreira, datável entre os séculos XVIII e XX." Por aqui também pode observar um pequeno campo de lapiás em mesa que se estende para nascente.
A Geocache:
É do tamanho pequeno contendo só o livro de registos e nota informativa, não se esqueçam de levar algo para escrever. Não tracem novos caminhos. Se possível usem o Track disponibilizado. Façam silêncio para não perturbar a fauna e protejam a flora existente. Sejam cautelosos durante a sua procura e ao encontrarem coloquem-na como estava, a longevidade da geocache depende de si!
Pratiquem C.I.T.O sempre que possam a Natureza agradece.
PT Anjo da Guarda link track GPS