Skip to Content

This cache is temporarily unavailable.

A J Pombo: Em manutenção.

More
<

Portugal de Lés a Lés XXVIII (Vila Pouca)

A cache by A J Pombo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/20/2018
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A fronteira Portugal-Espanha, conhecida pelo epíteto de A Raia (em espanhol: La Raya; em galego: A Raia), é a linha que divide os territórios de Portugal e Espanha. É a fronteira mais antiga da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão.
A história da raia está associada à história da Reconquista na parte ocidental da Península Ibérica. Os acontecimentos determinantes são o Tratado de Zamora, em 1143, que assinala o nascimento de Portugal como reino independente e o Tratado de Alcanizes, em 1297, que estabelece no essencial as fronteiras de Portugal.
As últimas alterações prenderam-se com a questão de Olivença, na sequência da Guerra das Laranjas (1801) – alteração contestada por Portugal –, com a extinção do Couto Misto, dos povos promíscuos na raia seca, das contendas de Arronches e de Ouguela (Tratado de Limites de 1864) e com a resolução da questão da Contenda de Moura (Convénio de Limites de 1926).

Vila Pouca de Aguiar é uma vila portuguesa do Distrito de Vila Real.
Conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo roqueiro com a mesma designação, ou seja da Pena, assente num penedo colossal que seria uma das referências da região, com o nome de Aguiar advinha-lhe do facto de ser um povoado de águias.
Delimitada a norte pela terra de Chaves e Montenegro, a leste e sul pela terra de Panóias e a ocidente pelas terras de Bastos. A ocupação humana deste território, remonta à época megalítica, muito anterior à ocupação romana, como testemunham as várias antas, mamoas, sepulturas e o espólio arqueológico encontrado em vários locais, principalmente na serra do Alvão.
Nos finais do século III a.C. começa a colonização romana do território actualmente português.
Posteriormente e até à fundação do reino de Portugal, este território foi sucessivamente ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos. Após a criação do Reino, é atribuído o primeiro foral à Terra de Aguiar de Pena pelo Rei D. Manuel, em 1515.
Em meados do século XIX as reformas administrativas efectuadas ao nível autárquico, deram a actual configuração ao município.


O objectivo desta Wherigo da série "Lés a Lés" é obviamente levar os geocachers aos locais. Na concretização da Wherigo, ao responder a uma questão, o cartucho indica a próxima zona a visitar. Quando se aproximar desta zona é mostrada uma nova pergunta, relacionado com o local onde se encontra. A resposta é obtida no local (por exemplo uma data ou uma inscrição num monumento ou qualquer outro pormenor).
O cartucho só avança para o local seguinte quando a pergunta for respondida correctamente. Algumas respostas são de "escolha múltipla", outras de "texto livre".
No final da última resposta é desbloqueada a localização final e mostrada uma "dica" ou "spoiler".

Poderão encontrar o cartucho para download aqui.
A distância entre o ponto inicial e final é superior a 100km.

A cache encontra-se num local muito movimentado. Sejam cuidadosos na sua abordagem e manuseamento. Não possui material de escrita nem tem espaço para trocas.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

46 Logged Visits

Found it 44     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 4 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.