A Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira, originalmente denominada de Villa Franca, é uma interface da Linha do Norte, que se situa na localidade de Vila Franca de Xira, no Distrito de Lisboa.
Nas bases para o concurso do Caminho de Ferro de Lisboa à Fronteira de Espanha, publicadas em 1852, previa-se que a primeira secção, até à Estação de Santarém, transitasse junto à localidade de Vila Franca de Xira.
O projecto para aquele lanço foi feito por Thomaz Rumball, fazendo a linha passar junto a Vila Franca de Xira, e aprovado pelo governo em 3 de Fevereiro de 1853. Sobre a passagem da via férrea por Vila Franca de Xira, Rumball escreveu que «em consequência da posição especial desta povoação, por se encontrar na raiz de elevadas montanhas, que lhe ficam ao norte e por chegarem as águas do Tejo mesmo às portas das habitações... estabeleci a linha com uma curva de raio de 2.974 metros em roda da povoação, do lado do rio, e propunha levar a linha sobre um viaduto de madeira, cuja maior altura será de 18 pés e 9 polegadas, passando sobre a rua do Cais, que é uma das principais da povoação. Continuaria até à rua que vai à ponte dos Vapores, descendo para a rua dos Pedros, acabando naquele ponto o viaduto.».
A construção da ponte foi autorizada por uma portaria de 31 de Outubro daquele ano. A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses apresentou uma proposta para substituir o viaduto por uma passagem de nível, sugestão que foi recusada pelo Ministro das Obras Públicas, Fontes Pereira de Melo, numa portaria de 2 de Maio de 1854, que no entanto autorizou a companhia a fazer estudos para mudar o traçado da linha para Norte da vila, afastando a via da margem do rio.
A construção do caminho de ferro encontrou forte oposição no concelho de Vila Franca de Xira, por influência dos interesses já estabelecidos, que temiam as alterações sociais que viriam com o desenvolvimento dos transportes. No entanto, estas críticas foram afastadas pela exigência de meios de transporte mais adequados às novas necessidades, tendo-se assistido, com as novas vias férreas e rodoviárias, a um incremento das actividades comerciais e industriais, que transformaram o tecido social e económico na região do Baixo Ribatejo.
A estação de Vila Franca de Xira insere-se no lanço entre Lisboa e Carregado da Linha do Norte, que foi inaugurado em 28 de Setembro de 1856. O comboio inaugural, transportando a família real e vários convidados, fez uma paragem de dois minutos em Vila Franca de Xira, no caminho para o Carregado.
Numa tabela de 1857, esta estação aparece com o nome de Villa Franca.
Em 15 de Abril de 1890, foi duplicado o lanço de Olivais ao Carregado.
O objectivo desta Wherigo da série "Lés a Lés" é obviamente levar os geocachers aos locais. O cartucho só avança para o passo seguinte quando a pergunta for respondida correctamente. Algumas respostas são de "escolha múltipla", outras de "texto livre".
No final da última resposta é desbloqueada a localização final e mostrada uma "dica" ou "spoiler".
Poderão encontrar o cartucho para download aqui.
A cache encontra-se num local muito movimentado. Sejam cuidadosos na sua abordagem e manuseamento. Não possui material de escrita nem tem espaço para trocas.