Conhecida como a Fábrica do Engenho Novo, primeira fábrica de papel fundada em Paços de Brandão, foi produtora de papéis de escrita até finais do século XIX, altura em que foi destruída por um incêndio. As ruínas do edifício estão enquadradas por uma zona de rica de bosquedo e jardim, com acessos empedrados dentro do estilo romântico de oitocentos. (Imóvel de Interesse Público)

Ruínas da Fábrica de papel

Ruínas da casa de D António, reza a lenda que todos os dias, à meia noite, aparece no seu cavalo branco para fechar a Quinta... e ai de quem ainda esteja lá dentro.
Estas Ruínas estão no Lado oposto à entrada da Quinta que vos proponho... unica que podem fazer de carro. Deixem o carro e a pé saboreiem o mais belo recanto de Paços de Brandão. Em tempos, percorriamos a Quinta de uma ponta à outra, pelas minas... tanques que serviam de piscina, austrálias que tocavam o céu, com cegonhas... assim conheci a Quinta.
Depois de muitos anos sem qualquer intervenção, tem nos ultimos anos se tornado de novo um espaço para a familia.
Nela funcionam o Clube de Ténis de Paços de Brandão e o Quinta Rest.