Recomenda-se a fazerem este Power Trail todo no mesmo dia, começando no estacionamento recomendado e pela ordem indicada de caches. Apesar de ainda serem alguns km vale imenso a pena porque poderão usufruir de vistas magníficas, nomeadamente, para os moinhos, serra, mar e a nossa magnífica Vila de Sesimbra. E quando chegarem à ultima cache deste PT vão perceber a razão. Nota: Ao longo deste percurso a dificuldade do terreno irá aumentar. Aconselha-se a levarem um calçado confortável, água e um pequeno lanche.
A cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) é o ofídio de maiores dimensões da Europa, medindo entre 160 e 230 cm. Distribui-se geograficamente pelo sul da Europa (Península Ibérica, área mediterrânica de França, região adriática de Ístria, sul dos Balcãs), pelo Médio Oriente e pelo norte de África. É assim um biótipo mediterrânico característico.
Alimenta-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis, incluindo outras cobras, mas principalmente de roedores, justificando o seu nome. É venenosa mas, como possui os colmilhos na parte posterior da boca, não consegue inocular o veneno como defesa, usando-o apenas durante a deglutição das presas. Não consegue por isso inocular veneno nos casos de mordedura acidental em seres humanos.
Tem reprodução sexuada e é ovípara.
Vive sobretudo em lugares secos, rochosos e arbustivos, em zonas de planície e de média altitude.
Nota: Apartir daqui sigam pelo trilho da direita e vão dar ao moinho do Macedo cache nº5 deste Power Trail.