Skip to Content

<

Antiga exploração – Sº Marcos, Real.

A cache by almeida_s Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/19/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Antiga exploração – Sº Marcos, Real.

 

No monte onde está a capelinha de S. Marcos, por volta da II guerra mundial, existiu uma exploração de berilo e possivelmente volfrâmio. Estes dois minérios foram muito procurados nesse período e encontravam-se em filões de feldspato e de quartzo, o que abunda na freguesia. Ainda existem muitos vestígios de explorações…

(Panorâmica do monte)

 

(vestígio claro da antiga exploração)

 

  • Berilo

O mineral berilo é um ciclossilicato de berílio e alumínio com fórmula química Be3Al2(SiO3)6. Os cristais hexagonais do berilo podem ser de tamanho muito pequeno ou atingir dimensões de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O berilo exibe fratura conchoidal, tem uma dureza de 7,5-8, um peso específico de 2,63-2,80. Possui brilho vítreo e pode ser transparente ou translúcido. Clivagem basal fraca, com hábito bipiramidal dihexagonal. O berilo puro é incolor, mas é matizado frequentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar)..

  • Volfrâmio
"A exploração do Volfrâmio foi uma das actividades mais lucrativas do país ao longo da Guerra, com o preço deste minério a ultrapassar o do ouro, numa altura em que o fornecimento da indústria bélica alemã era assegurado quase na íntegra por Portugal e Espanha. O Volfrâmio serve para tornar o aço mais resistente. Do período das grandes explorações de volfrâmio, nomeadamente no concelho de Arouca entre outros, ficaram muitas histórias e lendas que se foram perpetuando ao longo dos anos seguintes. Roubo, tráfico, batalhas campais, condições de trabalho miseráveis, fortunas construídas e destruídas são apenas algumas das expressões que surgem quando se fala destas explorações entre 1940 e 1944.

  • Quartzo
O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros. Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser considerados pedras semi-preciosas. Desde a antiguidade, as variedades de quartzo foram os minerais mais utilizados na confecção de jóias e esculturas de pedra, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Hoje, sabe-se que mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença pulmonar denominada silicose.

 

"Para reclamar esta earthcache, respondam sff as seguintes questões:"

 

- Com o vosso log publiquem uma foto vossa com o GPS em frente aos vestígios. (facultativo)

- Nas coordenadas iniciais existe um vestígio claro da antiga exploração, qual a mineral predominante que consegues observar?

- Observa a capela, Ponto referencia nº2, a menos de 10 m; consegues observar Berilo nos murros?

-Conseguiste encontrar vestígios de volfrâmio ou Berilo na antiga exploração? Descreve-os ao nível do tacto.

-Que tipo de fratura exibe o Berilo ?

https://patrimonioazpenalvacastelo.blogs.sapo.pt/patrimonio-geologico-das-terras-de-1956

https://issuu.com/jfrealpct/docs/mono_real/116

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.