Capela de São Francisco de Assis - Casal Soeiro
“Esta região, desertificada pelas lutas da Reconquista Cristã, teve de ser repovoada, o que aconteceu por volta de 1137, quando D. Afonso Henriques decidiu repovoar o Sul do actual concelho de Coimbra, criando o concelho de Penela, que tinha, no seu extremo Sul, as áreas de Aguda, Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e Lagarteira.
A Carta de Foral de Chão de Couce divide a terra por 12 casais, que aqui ficaram a viver a título vitalício e hereditário, transmitindo as mesmas terras aos seus descendentes, a troco de iguais rendas e imposições. Constituída a comunidade, logo foi dotada de Padre, que era, devida às circunstâncias anteriormente referidas, apresentado pelo Prior da Igreja da Colegiada de São Miguel de Penela. Pouco tempo depois, teve a sua própria Igreja Baptismal, formando uma Paróquia independente, mas o Pároco continuou a ser daquela apresentação.
À medida que se fixavam novos moradores na Freguesia, foram surgindo Capelas nos lugares mais distantes, onde se celebrava a Missa Dominical. De acordo com o Inquérito de 1721, a Paróquia contava seis Capelas, supondo-se que seriam as actuais de Ameixeira, Casal Soeiro, Alqueidão, Pedra de Ouro, Quinta de Cima e Serra de Mouro.”
Capela de Casal Soeiro, invocação de São Francisco, datada de 1747 foi requalificada em 1982, as festas em honra de São Francisco de Assis realizam-se nos finais de Setembro início de Outubro.
(Fonte: http://freguesiachaodecouce.pt)
A Geocache:
É do tamanho pequeno contendo só o livro de registos e nota informativa, não se esqueçam de levar algo para escrever. Sejam cautelosos durante a sua procura e ao encontrarem coloquem-na como estava, a longevidade da geocache depende de si!
Pratiquem C.I.T.O sempre que possam a Natureza agradece.