Skip to Content

<

Meses do Ano - Maio

A cache by eduardo.m.oliveira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Thursday, 09 May 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

09 May 2019, 13:15 - 13:45

Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias.
O seu nome deriva do latim Marius, o 3º mês do ano do calendário romano de Rómulo, já então com 31 dias. Com a reforma de Numa Pompílio passou a 5º mês do ano com 30 dias, lugar que conservou até hoje. Júlio César restituiu-lhe o dia retirado.
Os Romanos, no primeiro de Maio, ofereciam sacrifícios a Maia (deusa romana do crescimento), Mãe de Mercúrio, e crê-se que daí veio a denominação do mês.
Era, também, no primeiro dia de Maio que os romanos começavam inúmeras cerimónias para festejar o renascimento da vida vegetal. Entre estas estavam as floralias, em honra de Flora, deusa protetora das flores os jogos florais: as mulheres brincavam a dançavam noite e dia, sendo coroadas de flores as que alcançassem o prémio. Desde então ficou o costume de enfeitar as janelas e as portas das casas com as giestas floridas: é tempo dos Maios e as Maias.
Maio era figurado por um mancebo bem-parecido, coberto com uma vestidura branca e verde bordada com várias flores, com uma grinalda de rosas na cabeça e um pavão aos pés, ou então com uma lira numa das mãos e um rouxinol na outra.

Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um “Maio” ou “árvore de Maio” na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes “giravam Maio” ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.

Maio é o mês consagrado à Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica, com uso particular da devoção do Santo Rosário.

O Calendário Agrícola lembra-nos que durante o mês de Maio «Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio, e mondam-se os botões para obter flores mais perfeitas. Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com inseticidas de contacto. Neste mês expõe-se ao ar livre as plantas guardadas em estufas e abrigos e semeia-se os cravos que hão-de ser transplantados em Setembro. Semeia-se ainda algumas plantas de jardins, como cinerárias, gotas de sangue, amarantus, begónias, canas floríferas, chagas, sóleos, couves frisadas, cravos, goivos, glicínias, gerânios, heliantos, malvaicos e as demais semeadas nos meses anteriores.»
Mas não esquecer que, para além dos trabalhos no jardim, também há muito que fazer na vinha, na horta, no pomar, no campo, na adega e com os animais.

Datas comemorativas:

  • Dia 1 – Dia Mundial/Internacional do Trabalhador
    No dia 1 de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago (Estados Unidos), em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
    Em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o dia 1 de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
    Na Europa, o “Dia do Trabalhador” comemora-se sempre no dia 1 de Maio, mas nos Estados Unidos da América celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por “Labor Day“. É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro. No Canadá este feriado chama-se “Dia de Oito Horas“, porque nele se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
  • Dia 3 – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
    Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 3 de Maio como Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
  • Dia 3 – Dia Internacional do Sol
    No dia 3 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objetivo de homenagear a nossa principal fonte de vida, dado que a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra.
  • Dia 4 – Dia Internacional do Bombeiro
    O 4 de Maio foi reconhecido na Europa como o dia tradicional dos bombeiros por causa de São Floriano, santo da Igreja Católica considerado padroeiro dos bombeiros e dos limpadores de chaminés, e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Reza a história que São Floriano salvou uma aldeia inteira da Roma antiga apenas com um balde de água. Este dia não estava instituído internacionalmente até ser proposto pelo bombeiro JJ Edmonson, em consequência da morte trágica de cinco bombeiros australianos, num incêndio, no dia 4 de maio de 1999.
    O Dia Internacional dos Bombeiros é um momento para a comunidade mundial reconhecer e honrar os sacrifícios que os bombeiros fazem para garantir que as suas vidas e os seus bens sejam tão seguros quanto possível, e em que deverão ser lembrados todos aqueles bombeiros que tombaram ou dedicaram as suas vidas em prol do seu semelhante.
  • Dia 5 – DIA DA MÃE
    Até há alguns anos atrás, em Portugal, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição.
    Dada a importância da celebração litúrgica deste dia, e para que não se corresse o risco de uma celebração se sobrepor à outra, passou a celebrar-se o Dia da Mãe no primeiro Domingo do mês de Maio.
  • Dia 7 – Dia Mundial da Asma
  • Dia 8 – Dia da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
    O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra-se a 8 de maio, por ser esta a data de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha, a maior organização humanitária do mundo. A Cruz Vermelha foi criada em 1863, e tem como princípios: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.
    Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José António Marques, tendo iniciado a sua atividade no dia 11 de fevereiro de 1865, com a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa está sediada no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa.
  • Dia 8 – Dia Nacional da Segurança Social
  • Dia 9 – Dia da Europa
    O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.
    No dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l’Horloge do Quai d’Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
    Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
    Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.
  • Dia 12 – Dia Mundial do Enfermeiro
    No dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecida como A Dama da Lâmpada, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra. Ela foi a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.
  • Dia 15 – Dia Internacional da Família
    No dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família, proclamado como tal pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, para destacar a importância das famílias como unidades básicas da sociedade.
    O Dia Internacional da Família promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro. Este dia serve também para refletir sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afetam as famílias, sem esquecer o problema do decréscimo demográfico que está a afetar as sociedades ocidentais.
  • Dia 17 – Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação
    O dia 17 de maio foi escolhido como Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, e assinada a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A UIT, como tal designada a partir de 1932, apresenta-se como a mais antiga organização intergovernamental, tendo-se constituído, em 1947, agência especializada das Nações Unidas.
  • Dia 17 – Dia Mundial da Hipertensão Arterial
  • Dia 18 – Dia Internacional dos Museus
    O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades.
  • Dia 19 – Dia Mundial do Médico de Família
  • Dia 20 – Dia da Marinha
    Nesta data, evoca-se data a chegada da Armada de Vasco da Gama à Índia.
  • Dia 21 – Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
    O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi proclamado pela Assembleia-geral da ONU para assinalar a data da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.
    Esta declaração eleva a diversidade cultural à categoria de “património comum da humanidade”, “tão necessária para a humanidade como a biodiversidade biológica para os organismos vivos” e cuja defesa é um imperativo ético indissociável do respeito à dignidade individual.
    Na declaração constam linhas gerais que constituem orientações gerais para que os Estados Membros, em colaboração com o sector privado e a sociedade civil, as traduzam em políticas inovadoras.
  • Dia 22 – Dia do Autor Português
    O Dia do Autor Português foi instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa, e é comemorado no dia 22 de maio para homenagear os autores portugueses que, nas mais diversas áreas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema, têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações, e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.
  • Dia 22 – Dia Internacional da Diversidade Biológica
    Neste dia, comemora-se a adoção, a 22 de maio de 1992, do Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity. Inicialmente, o dia da Biodiversidade comemorava-se a 29 de dezembro, data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica. No entanto, em dezembro de 2000, a Assembleia-geral das Nações Unidas escolheu o dia 22 de maio como Dia da Diversidade Biológica, para comemorar a adoção do texto da Convenção. Esta alteração esteve também relacionada com o facto de os Estados terem dificuldade em realizar eventos a 29 de dezembro.
  • Dia 23 – Dia Nacional de Luta contra a Obesidade
  • Dia 26 – Dia Nacional do Folclore Português
    Conforme a Resolução nº 124/2015, da Assembleia da República, aprovada no dia 22 de Julho de 2015.
  • Dia 28 – Dia Nacional do Alfaiate
    O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 28 de maio, em Portugal.
    A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo, a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas à mão. Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando fatos, calças, casacos e outras peças.
  • Dia 29 – Dia Nacional da Energia
    O Dia Mundial da Energia, comemorado anualmente no dia 29 de maio, foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra.
  • Dia 29 – Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas
    No Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas honramos a memória dos homens e das mulheres que perderam a vida ao serviço da bandeira das Nações Unidas.
  • Dia 31 – Dia dos Irmãos
    «Os irmãos têm uma importância estrutural na nossa vida. Com eles partilhamos tudo, das roupas às bolachas, dos brinquedos aos livros e até o comando da televisão. Crescemos juntos, na mesma casa. Dividimos o triciclo, a bicicleta e mais tarde o carro. Estão nas nossas melhores memórias. Irritam-nos. Berram-nos. Batem-nos. Desafiam-nos. A sermos mais, a sermos melhores. A estar à altura. Ensinam-nos a lição da partilha, da paciência e da cumplicidade. Sabem os nossos defeitos e não nos deixam esquecê-los. E esta é a melhor forma de os combater. 
    É esta relação que se quer celebrar no dia 31 de maio. Que merece ser celebrada. Porque ter irmãos pode não ser sinónimo de felicidade, mas somos inevitavelmente mais felizes se os tivermos. Fazem-nos crescer e crescemos com eles. Fazem-nos melhores. Tecem em redor do nosso coração uma teia que nos deixa ligados para toda a vida, já noutra casa, já com outra família – teremos sempre com eles um sentimento de pertença. Porque os irmãos permanecem para sempre.
  • Dia 31 – Dia Mundial Sem Tabaco
    Dado o tabagismo é um dos principais problemas de Saúde Pública à escala mundial, a Organização Mundial de Saúde consagrou o dia 31 de Maio como Dia Mundial sem Tabaco.

 


Provérbios gerais sobre Maio:
  1. Mês de Maio, mês das flores, mês de Maio, mês dos amores.
  2. De Maio a Abril, não há muito que rir.
  3. Dia de Maio, dia de má ventura; ainda é de manhã, logo é noite escura.
  4. Diz Maio a Abril: ainda que te pese me hei-de rir.
  5. Em Maio a quem não tem basta-lhe o saco.
  6. Em Maio, nem à porta de casa saio.
  7. Fiandeira não ficaste, pois em Maio não fiaste.
  8. Fraco é o Maio que não rompe uma croça/palhoça.
  9. Guarda o melhor saio para Maio.
  10. Maio não dá capote.
  11. Quem em Maio não merenda, aos finados se encomenda.
  12. Quem quer mal à sua vizinha, dá-lhe em Maio uma sardinha e em Agosto a vindima.

Tempo em Maio:
  1. Abril chuvoso e Maio ventoso fazem o ano formoso.
  2. Chovam trinta Maios e não chova em Junho.
  3. Em Maio, já a velha aquece o palácio.
  4. Abril chove para os homens e Maio para as bestas.
  5. Maio claro e ventoso, faz o ano rendoso.
  6. Maio de calor a todo o ano dá valor.
  7. Maio me molha, Maio me enxuga.
  8. Maio pardo faz o ano farto.
  9. Maio pardo e ventoso faz o ano farto e formoso.
  10. Maio que não der trovoada, não dá coisa estimada.
  11. Maio sem trovão é como caldo sem feijão.
  12. Tantos dias de geada terá Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro.
  13. Trovoada de Maio depressa passa.
  14. Uma água de Maio e três de Abril valem por mil.      

Animais em Maio:
  1. Depois de Maio, a lampreia e o sável dai-o.
  2. Em princípio/primeiro de Maio, corre o Lobo e o Veado.
  3. Peixe de Maio, a quem vo-lo pedir dai-o.
  4. Sáveis em Maio, maleitas todo o ano.

Agricultura em Maio:
  1. A boa cepa, Maio a deita.
  2. A erva, Maio a dá, Maio a leva.
  3. Águas de Maio, pão para todo o ano.
  4. Em Maio comem-se as cerejas ao borralho.
  5. Em Maio come a velha a cereja ao borralho.
  6. Em Maio queima-se a cereja ao borralho.
  7. Em Maio verás a água com que regarás.
  8. Em Maio, as cerejas uma a uma leva-as o gaio; em Junho a cesto e a punho.
  9. Favas, Maio as dá, Maio as leva.
  10. Fraco é o Maio se o boi não bebe na pegada.
  11. Guarda pão para Maio, lenha para Abril, o melhor bicão para o São João.
  12. Maio come o trigo, Agosto bebe o vinho.
  13. Maio couveiro não é vinhateiro.
  14. Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar.
  15. Maio frio e Junho quente: bom pão, vinho valente.
  16. Maio frio, Junho quente, torna o lavrador valente.
  17. Maio hortelão, muita palha/parra e pouco grão.
  18. Maio jardineiro, enche o celeiro.
  19. Maio pardo e Junho/S. João claro podem/valem mais que os bois e o carro.
  20. Quando em Maio não toa, não é ano de broa.
  21. Quando Maio chegar, é preciso enxofrar.
  22. Quando Maio chegar, quem não arou tem de arar.
  23. Quem em Abril não varre a eira e em Maio não rega/sacha a leira, anda todo o ano em canseira.
  24. Quem em Maio relva, não tem pão nem erva.
  25. Quem me vir e ouvir, guarde pão para Maio e lenha para Abril.
  26. Vinho que nasce em Maio, é para o gaio; se nasce em Abril, vai ao funil; se nasce em Março, fica no regaço.


 

Oráculo de Maio (Borda d’Água)

As mulheres nascidas em Maio são formosas e bem proporcionadas, meigas e sensíveis. Têm bom coração, bons sentimentos e finas sobre todos os pontos de vista. Pouco enérgicas, conseguem, no entanto, realizar as suas ocupações.

Os homens têm o carácter vivo e alegre; afectuosos, sentimentais, delicados, conseguem amigos facilmente, ficando-lhes fiéis apesar da sua natural inconstância; possuem bom coração e gostam de ser prestáveis. Inteligentes e inventivos, amam as artes e a literatura. Atraentes e presunçosos, mas prudentes, sabem "levar a água ao seu moinho" com uma certa habilidade.


 

O evento decorrerá das 13h15 às 13h45 nos bancos públicos ao ar livre. Apareçam antes ou depois do almoço!


 

Fontes utilizadas:

  • https://aprenderumacoisanovapordia.blogs.sapo.pt/os-proverbios-e-os-meses-do-ano-1134
  • https://omouro.wordpress.com/2010/05/05/proverbios-do-mes-de-maio/
  • https://proverbios.aborla.net/pesquisa/maio
  • https://lerparacrer.wordpress.com/2008/05/08/proverbios-de-maio/
  • https://pt.slideshare.net/acampos1995/borda-dgua-2016
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Maio
  • http://portaldofolclore.blogspot.com/2011/05/mes-de-maio-de-2011.html
  • http://www.calendarios.info/maio-quinto-mes-do-ano
  • http://www.calendarios.info/datas-comemorativas-em-maio
  • https://michelzbinden.com/pt/calendarios/maio-2019/calendario-maio-2019-portugal


 

Additional Hints (Decrypt)

Dhrz dhvfre gentn bf frhf GOf r TPf cnen cnegvyun bh gebpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

23 Logged Visits

Write note 1     Will Attend 11     Attended 9     Publish Listing 1     Announcement 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.