Edukaminho1, em parceria com a ACRD/MV (Associação Cultural e Recreativa de Dume, através da sua secção especializada (Moinho Vivo), secção esta orientada pela trilogia Natureza-Progresso-Vida, pretende proporcionar aos geocachers um contacto com Dume (ex-freguesia agora integrada na União de Freguesias Real-Dume-Semelhe, Braga, Portugal).
1 - Percurso DUMIUS CULTURALIS - O nome do percurso DUMIUS CULTURALIS (retomado de um Boletim Informativo que foi, em tempos, “mensageiro” da ACRD/MV), é, nesta iniciativa, o nome do percurso integrador das caches que chamarão a atenção dos geocachers para diversos aspetos geográficos, históricos, culturais e espirituais… de Dume.
Aceite o nosso desafio: através de diferentes contextos, textos e pretextos, construa também o seu texto neste “berço” com Séculos de História: Dume.
O NOME DA CACHE:
Para lembrar uma ” figura bem popular, inseparável da paisagem diária e da crónica viva da cidade”. Sim, esse amigo dos passarinhos: José Ribeiro da Silva Maia, dumiense (do lugar de Carcavelos), e bracarense.
“Amava verdadeiramente essas encantadoras avezinhas que trazia à venda – os melros finórios, as rolas amorosas, os pintassilgos vibrantes, os donfafes campesinos, os periquitos ágeis e astutos, os canários de raça apurada como certos vinhos de casta ou certos <puros de sangue>” (…). Alguns pintores o fixaram na tela, em carinhosa e definitiva sobrevivência”.
A propósito de Cultura, dois irmãos conversavam sobre figuras típicas da sua terra: Dume.
O nome do Maia Passarinheiro, impôs-se na conversa. O mais novo (muggle) vai buscar material aos seus arquivos.
Perante as cópias amareladas pelo tempo e o destaque de partes do texto, o mais velho (geocacher)… é isso mesmo: pensou colocar uma cache. Sim, na rua do Amigo dos Passarinhos.
A cache:
Localização da cache…
Esta cache encontra-se numa rua pacata.
Tipo…
É do tipo tradicional, micro, contém logbook com stashnote. Levar material de escrita. Por favor, feche bem o container e recoloque o mesmo como o encontrou.
É isso você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção.
Faça CITO, se possível.
Obrigado.
“Não é pequena a casa onde cabem muitos amigos”
Martinho de Dume