Skip to Content

<

Mirante do Chapadão

A cache by Earthcaching Potiguar Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/19/2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


(Google Translator)
 
No litoral do Rio Grande do Norte, ao sul da cidade de Natal, ocorrem feições morfológicas conhecidas como Falésias, as quais consistem de cortes abruptos no relevo, são acidentes geográficos formados por uma costa escarpada vertical ou íngreme. 
A falésia, também conhecida como costa alta, se forma com o desgaste (erosão) provocado pelo choque das águas do mar na costa do mar, pelo avanço das águas oceânicas em direção ao continente. 
as falésias são importantes para o estudo da ação das águas do mar sobre as rochas em períodos longos de tempo. Nelas ficam registradas as características deste processo erosivo, que podem apontar informações importantes do ponto de vista geológico.
As falésias consistem no limite leste dos Tabuleiros que veremos neste Earthcache (unidade morfológica predominante na região costeira oriental do RN).
Tabuleiros e chapadas são conjuntos de formas de relevo de topo plano, elaboradas em rochas sedimentares, em geral limitadas por escarpas

Em termos geológicos as superfícies dos Tabuleiros Costeiros daqui são constituídas por sedimentos terciários formados através da deposição da Formação Barreiras, a partir do período Mioceno, até o Plioceno. Consistem de camadas de granulometria areno-argilosas, com presença de conglomerados e horizontes com cimentação ferruginosa.
Na superfície plana desta formação salienta-se a presença dos Chapadões. O chapadão de Pipa destaca-se por suas dimensões. Chapadão, é um termo local usado para se referir a um pequeno trecho da borda oceânica formada nas superfícies dos tabuleiros. Esta  superfície é uniforme, aproximadamente plana e horizontal, com suave inclinação em direção ao oceano. A superfície sedimentar encontra-se parcialmente recoberta por sedimentos arenosos de origem eólica, ou seja, em alguns locais ocorrem campos de dunas cobrindo a borda dos Tabuleiros.

 
A deposição do Chapadão se deu através de diversos processos fluviais, fluvio-estuarinos e lagunares, apresentando camadas de deposição com diferentes tipos de fluxo. As diferenças de formas de deposição também podem ser observadas na face das Falésias, que apresentam diversas camadas com composição variável, desde lentes conglomeráticas a camadas de argilitos. 
O material das Falésias da região de Tibau do Sul foi classificado como sendo predominantemente composto por areia argilosa e argila de baixa compressibilidade. A porção superior da falésia, próxima ao topo é composta por areia argilosa pouco coesa com presença de óxido de ferro,  já a porção inferior é composta por material notadamente mais rígido que a porção superior e com a presença de pontos avermelhados, relacionados aos óxidos de ferro.
 
Um tabuleiro, por se encontrar próximo às bordas ou topo das Falésias, é uma área exposta frequentemente à abrasão marinha, eólica, pluvial e antrópica. 
Existe um sistema de fraturas na superfície do Chapadão, decorrentes da erosão pluvial, além de alguma formação de ravinas e voçorocas. 
Essas fraturas condicionam a percolação de água através do material sedimentar, percolação é a passagem de água pelo solo e rochas permeáveis fluindo para reservatórios subterrâneos

Fontes: ufrn - suapesquisa - abequa - abms

As perguntas abaixo devem ser respondidas, via mensagem ao dono deste Earthcache, antes de logar seu find. Por favor não coloque em seu log nada que revele total ou parcialmente as respostas das questões para não estragar a experiência dos visitantes seguintes
1- Qual as cor e demais características que possa observar, do material sedimentar aqui no topo do Chapadão? 
2- Observe no solo as fraturas citadas no texto, geralmente elas seguem um padrão em seu desenho. Qual o formato delineado por essas fraturas?
3- O tabuleiro do Chapadão de Pipa não é 100% plano, descreva-o
 
Este geozone é um ponto turístico muito frequentado e famoso na badalada Praia de Pipa
Entre as diversas curiosidades que nosso guia descreveu do local, uma me chamou a atenção
Próximo ao Chapadão abandonaram uma Van com placa da Argentina... Segundo contam, na época da copa do Brasil, um grupo jovem de hermanos veio dirigindo-a até aqui... Apaixonados pela singular beleza do local, simplesmente resolveram não mais retornar para casa.
Se por acaso você localizar esta Van, gostaria de ver uma foto sua junto à ela!

 

 
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.