Skip to Content

<

Rocce, pietra e fiume - GCBR19

A cache by Earthcaching PR Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/06/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

A região de Sta Felicidade está situada em terrenos de gnaisses e migmatitos, com um relevo mais acentuado e contrastante com os locais mais ao sul de Curitiba, aqui existiram algumas lavras pequenas dessas rochas, para fabricação de pedra brita
Devido a expansão urbana, afloramentos preservados desta natureza hoje são raros na capital... Portanto, este cenário, apesar de simples, chama à atenção do visitante.
 
Aqui uma pequena queda d'água se encontra sobre um afloramento do embasamento cristalino, podendo ser observada a complexidade geológica destes terrenos metamórficos antigos.
Uma rocha metamórfica forma-se a partir de uma rocha pré-existente sem que haja alteração física dos materiais. A rocha sujeita-se a novas condições de pressão e temperatura reajusta-se e origina a novos minerais (recristalização) que são estáveis para as novas condições e ocorrem, também, variações na textura da rocha inicial. O metamorfismo envolve uma recristalização parcial ou total e alterações de composição mineralógica, de textura e estrutura das rochas preexistentes e ocorre entre os 10 a 30km de profundidade.
Os agentes de metamorfismo são: Pressão, temperatura, fluídos e tempo
São comuns nessas rochas grandes volumes de material rosado, com quartzo e feldspato em sua composição, frutos de condições extremas de temperatura e pressão, tendo sido praticamente fundido e recristalizado depois.
 
Este pequeno córrego que corta o Parque Italiano deságua no Rio Passaúna aqui próximo
É um dos afluentes da Bacia do Passaúna, a mais limpa da capital. Esta banha este trecho do território de Curitiba e sua margem esquerda faz divisa com outros municípios, onde na realidade estão seus principais afluentes
O complexo Gnáissico-Migmatítico, constituído por rochas metamórficas, é um dos três principais compartimentos desta bacia hidrográfica.

Em geral, um curso de água inicialmente percorre um vale cujo talvegue (zona mais profunda do leito) tem um perfil longitudinal muito irregular, com variações mais ou menos bruscas de declive
Essas variações podem constituir rápidos, quando há um aumento brusco de declive ou quedas de água, cascatas ou cataratas, quando ocorrem grandes desnivelamentos.
Uma queda d’água no curso de um rio é ocasionada pela existência de um degrau no seu perfil longitudinal. A causa da existência dessas diferenças de nível no leito do rio pode estar ligada a falhas, dobras, erosão diferencial, diques, etc.
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:
1- Que tipo de rocha confere este afloramento?
2- Quais são os agentes de metamorfismo?
3- A pequena queda é um degrau no perfil longitudinal deste córrego. Analisando de seu ponto de observação, poderia dizer qual a altura aproximada deste degrau?
4- Qual a coloração desse conjunto de rochas metamórficas que compõe o embasamento cristalino?
5- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)
 

Links e Fontes: Geoturismo em Curitiba - yumpubacia

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

 


Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.