Skip to Content

<

A Quinta do Parreira ou Casa do Professor

A cache by Vic-team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/09/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Casa do Professor – Oliveira de Azeméis

Um dos locais abandonados mais fantásticos de Portugal

A Quinta do Parreira, ou Casa do Professor, em Oliveira de Azeméis, é mais um caso de património edificado que se encontra num estado lastimável. É uma casa lindíssima de estilo romântico, que teve vários proprietários ao longo dos anos e ficou conhecida pelo nome de dois desses proprietários. Por fora é imponente, assemelhando-se a um palacete, mas é por dentro que revela a sua beleza arquitectónica, especialmente nos relevos dos tectos. O seu primeiro proprietário, terá sido um tal Doutor Aguiar, médico da região e rico proprietário, que entrou para a posteridade por prestar ajuda aos mais carenciados conterrâneos, proporcionando-lhes emprego nas propriedades que detinha na região do Porto e na quinta de Riba Ul.

Depois esta propriedade terá sido vendida no primeiro quartel do Séc. XX, a Domingos Parreira, um ilustre cidadão com origens em Cabreiros, no concelho de Arouca, que terá conquistado simpatias em de Riba-Ul, por ter arranjado trabalho aos locais, na extracção de volfrâmio, na sua terra natal. Por morte deste último proprietário a quinta passou, depois de uma conturbada herança, para a posse de um sobrinho, que a deixou aos seus descendentes emigrantes na Terra Nova, e consequentemente, votada ao abandono. Foi também nesta casa que segundo se conta, viveu durante a sua infância o Doutor António de Castro Alves Ferreira.

Este imóvel é uma casa romântica com aspirações a palacete, é cercada por um gradeamento que mantém à distância os curiosos,A sua fachada revestida a azulejos é um prenuncio dos interiores, pois em tudo esta casa é uma afirmação de estatuto social. Os maiores cómodos rivalizam em amplitude com o salão de baile de um quartel de bombeiros, e os estuques que adornam os tectos, fazem corar de vergonha a mais faustosa residência nobre, que pela profusão,  ultrapassam o limite de bom gosto, entrando no limiar no novo-riquismo.

Aqui se vive o romantismo de uma classe burguesa que pela sua cultura e fortuna, se tentava aproximar da aristocracia rural, imitando o seu estilo de vida transposto na arquitectura. Há indícios de uma actualização decorativa no estilos de alguns estuques, que pelas figuras de mitologia se afirmam como arte-nova, estes, são sem dúvida os elementos de maior valor artístico desta casa.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

20 Logged Visits

Found it 19     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.