Skip to Content

<

O Grande Xenólito do Castelo da Nóbrega

A cache by AmigosdaNatureza Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/31/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 O Grande Xenólito do Castelo da Nóbrega

 

 

Por definição, um Xenólito é nome masculino que, na Geologia designa um fragmento de rocha mais antiga que ficou incluído na rocha magmática.

Quando o magma se movimenta no interior da terra, debaixo de um aparelho vulcânico ou mesmo debaixo de uma Cadeia de Montanhas, pode arrancar fragmentos das rochas que formam as paredes do lugar onde ele está contido - os Xénólitos ou roof pendents.

Muitas vezes esses fragmentos não são "digeridos", ou são mal digeridos podendo ser observada a sua natureza, pelo magma antes deste ser expelido durante a erupção/ascenção, ficando assim preservados no interior da lava/magma, que ao cristalizar, arrefecer e solidificar, torna a situação permanente evidenciando os locais por onde este magma passou, tal como se fossem fósseis das rochas do interior da terra e servem de estudo sobre as rochas em profundidade da crusta inferior e mesmo do manto terrestre.

 

Exemplo de Xenólito

 

Segundo a Wikipedia, um xenólito (do grego para pedra estranha) é um fragmento de rocha que é envolvido por uma rocha maior durante o desenvolvimento e endurecimento desta última.
Em geologia este termo é aplicado quase exclusivamente na descrição de inclusões em rochas ígneas durante a colocação e erupção do magma.
Os xenólitos podem ser arrastados ao longo da orla de uma câmara magmática, arrancados das paredes de um tubo de lava ou por diatremas explosivos ou arrastados ao longo da base de um fluxo de lava na superfície terrestre.
Um xenólito é sempre mais antigo que a sua rocha encaixante.

Um xenocristal é um cristal individual, estranho à rocha encaixante, incluído numa intrusão ígnea. Como exemplos de xenocristais temos os cristais de quartzo em lavas pobres em sílica e os diamantes em diatremas quimberlíticos.
Apesar de ser aplicado sobretudo a rochas ígneas, uma interpretação mais abrangente pode incluir também fragmentos de rocha incluídos em rochas sedimentares. Por vezes são encontrados em meteoritos.
De forma a ser considerado um verdadeiro xenólito, a rocha incluída tem de ser diferente da rocha encaixante; um fragmento incluído de rocha similar à encaixante denomina-se autólito.

 

Exemplo de Xenólito

 

Utilidade dos xenólitos:


Os xenólitos e os xenocristais fornecem informações importantes sobre a composição do manto, doutra forma inacessível.
Basaltos, quimberlitos, lamproítos e lamprófiros com origem no manto superior, muitas vezes contêm fragmentos e cristais que se presume fazerem parte da mineralogia do manto de origem.
Xenólitos de dunito, peridotito e espinelo-lherzolitos em fluxos de lava basáltica são um exemplo.
Além dos xenocristais de diamante, os quimberlitos contêm fragmentos de lherzolitos de composições variadas.
Os minerais contendo alumínio presentes nestes fragmentos fornecem pistas sobre a profundidade de origem.
A plagioclase cálcica é estável à profundidade de 25 km. Entre os 25 e os 60 km, a espinela é a fase estável do alumínio.
A profundidades superiores a 60 km, a granada densa passa a ser o mineral de alumínio.
Alguns quimberlitos contêm xenólitos de eclogito, considerado como produto do metamorfismo de alta pressão sofrido pela crusta oceânica basáltica à medida que esta mergulha no manto em zonas de subducção.

 

A Paisagem

 

 


 

Sobre a EarthCache:

Esta EarthCache está, situada junto das ruínas do Castelo da Nóbrega, situado na freguesia de Sampriz, concelho de Ponte da Barca. Isto de acordo com os mapas actuais e, forçosamente, o mesmo acontece no mapa oficial do Geocaching!


No entanto, e de acordo com as cartas militares, o limite dos distritos situa-se no topo do monte. E, sendo assim, este xenólito estará efectivamente situado no lugar de Casais de Vide, freguesia de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde, distrito de Braga!

Este castelo é datado do sec. XII e, apesar do mau estado de conservação e correspondente pouco valor patrimonial, o castelo da Nóbrega possui grande significado histórico regional e reveste bastante interesse científico para a compreensão da organização e evolução do povoamento medievais na região minhota.

É um local com vistas fantásticas para qualquer ângulo.

Tirem e publiquem fotos do local. Tem umas vistas magnificas, permitindo obter fotos fantásticas!
E, principalmente, divirtam-se!

 


 

Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar-me uma mensagem, atravez do meu perfil da página do Geocaching, respondendo correctamente às seguintes questões:

1- Qual a altura e largura (em cm) do Xenólito, tendo como referência as linhas da cruz?
2- No ponto de referência a visitar, existem uns recortes nas pedras (sinais claros da existência de uma antiga construção) que formam um canto. Qual a direção, da bissectriz desse ângulo?
3- Como se chama o ponto mais alto que fica em frente, nessa direção, ligeiramente à esquerda?
4- Tarefa adicional (após 2019-06-12): cada registo carece de uma foto sua ou, em alternativa, da sua mão segurando algo onde conste o seu nick de forma visivel e inequivoca (papel, T-Shirt ou outro qualquer objecto), próximo do local, mas sem nunca mostrar o xenólito, para assim confirmar a tua visita ao local.

Segue o link para consultar as novas Earthcache guidelines


NOTA: as fotos que permitam, de alguma forma, obter qualquer uma das respostas, será apagada sem aviso prévio.

Se acreditas ter concluído com sucesso os objectivos desta EarthCache e já me enviaste as respostas, conforme solicitado, estás à vontade para a registar como encontrada, adicionando ao registo a foto conforme solicitado.
Posteriormente irei verificar e validar as respostas enviados e, caso seja necessário, entro em contacto no sentido de efectuar as devidas correcções ao teu registo. 

 


 

Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

 

 

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!

 

Obrigado pela vossa visita!

e-mail:
geo.amigosdanatureza@gmail.com

Additional Hints (Decrypt)

Graf svgn zégevpn?

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.