Skip to Content

This cache is temporarily unavailable.

GeocachingOurem: ----------------------------------------------------- [Português] -----------------------------------------------
Devido ao problema de saúde Mundial que estamos a enfrentar decidi desactivar algumas caches localizadas em locais mais propícios a ter mais população e movimento, afim de evitar a propagação do COVID19.
A cache está no local, no entanto, pedia que não a fizessem até que seja reactivada e que tudo esteja bem a nível global!
Estamos todos juntos a lutar por esta Pandemia!

Team Geocaching Ourém
----------------------------------------------------- [English] -----------------------------------------------
Due to the global health problem that we are facing, I decided to disable some caches located in places more conducive to having more population and movement, in order to avoid the spread of COVID19.
The cache is in place, however, I would ask you not to do it until it is reactivated and everything is fine globally!
We are all fighting for this Pandemic together!

Team Geocaching Ourém

More
<

Valados - Lugares de Caxarias

Hidden : 06/09/2019
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 Flag Counter

Translation

Valados

Valados é um lugar pertencente à freguesia de Caxarias, concelho de Ourém, distrito de Santarém. O povoamento na localidade é de tipo disperso, com as casas a distribuírem-se maioritariamente ao longo de uma estrada próximo de um vale fértil e muito aproveitado para atividades agrícolas. Perto de Valados localizam-se as localidades de Caxarias, Abadia, Cogominho, Faletia, Sorieira e Balancho.

A Freguesia de Caxarias

Caxarias é uma vila sede de freguesia portuguesa do concelho de Ourém, na província da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Médio Tejo, com 20,25 km² de área e 2 166 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 107 hab/km². Foi criada a 9 de Junho de 1947 por separação da freguesia de Seiça, pelo decreto-lei n.º 36336, sendo elevada a vila pelo decreto-lei 51/95 de Junho de 1995.

É constituída por 20 lugares: Abadia, Andrés, Balancho, Barreira, Carvoeira, Casais da Abadia, Castelo, Caxarias, Chã, Cogominho, Faletia, Pisão do Oleiro, Pisões, Pontes, Ribeira, Seixal, Valados, Vale Cardal, Vales, Vendas e a Ladeira da Gaita.

A história da freguesia de Caxarias remonta a tempos primitivos, como o demonstram os machados de pedra do período paleolítico, lá encontrados. Actualmente, é a linha férrea do Norte um dos motores do desenvolvimento da freguesia. Constituindo assim um ponto de relevo extremo do concelho de Ourém

Caxarias possui todas as infra-estruturas, incluindo, por exemplo, Corpo de Bombeiros Voluntários, farmácia e centros de dia, bem como, jardim de infância e escola básica. Possui também um espaço do Cidadão, vários cafés e restaurantes, vários supermercados, posto de correios e três agências bancárias, e prevê-se a criação de um posto da GNR. Os motivos de interesse de Caxarias são muitos. Salienta-se contudo a bela capela de Santo António, datada da segunda metade do século XVII (1674) e as belas e férteis margens do rio Tomarel.

Caxarias é também rica em tascas e adegas com o bom vinho da terra. Alguns homens mais velhos costumam fazer o popularmente denominado "Rally tascas de Caxarias".

Caxarias é uma povoação importante pelos seus mármores e grandes serrações de madeiras. Caxarias possuiu bem montadas instalações fabris e numerosas explorações de pedreiras onde se emprega um contingente apreciável de trabalhadores. As serrações de madeiras estavam concentradas na sede da freguesia e entraram em declínio com o advento dos plásticos.

Juventude Oureense

O Juventude Ouriense em memória e em projecto

Registo de nascimento e primeiros (e poucos) passos

Aos seis dias do mês de Agosto do ano civil de mil novecentos e cinquenta e dois, nasceu oficialmente o Clube Juventude Ouriense, filho de oureenses, natural da freguesia e concelho de Vila Nova de Ourém, distrito de Santarém e de nacionalidade portuguesa.

Este Clube serviu durante quatro anos o entusiasmo de muitos jovens oureenses de então, seus progenitores, principalmente nas modalidades de basquetebol e de hóquei em patins, de que muito gostavam e praticavam, muitas vezes com sacrifício económico e humano.

Para ajudar a suprir as carências económicas, foram organizadas várias actividades, como a de um grupo de teatro, que chegou a fazer algumas actuações, e ainda espectáculos de variedades com artistas bem conhecidos na época, que decorriam no jardim em frente da Câmara Municipal, que como é de crer e o recordam alguns, tinha uma configuração completamente diferente da que hoje se pode observar.

Não vencendo, apesar disso, as graves dificuldades económicas, vítimas de incompreensão e alguma intolerância e excessiva rivalidade, sentindo-se marginalizado, discriminado, carente de apoios, não morreu porque ficou na memória dos que o criaram, no coração de muitos oureenses que o fizeram viver nesses idos anos 50 do século XX.

O Clube Juventude Ouriense, com estatutos próprios, devidamente legalizados, perante tantas dificuldades em continuar a caminhada, adormeceu… hibernou, mas… não morreu!

A Cache

Trata-se de uma cache de tamanho pequeno apenas com logbook e stashnote, deverão levar material de escrita.

Trata-se de uma cache de um projecto, irão encontrar no seu interior uma Letra com um Número para que de futuro a possam usar!

Deixem tudo igual ou melhor do que estava e sejam discretos para que a cache possa durar

Additional Hints (Decrypt)

Ab Cbfgr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.