Skip to content

<

Farol do Cabo de São Vicente - Sagres

A cache by Team Barbaleta Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/19/2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Farol do Cabo de São Vicente

 

“ Farol do Cabo de São Vicente é um farol português que se localiza no Cabo de São Vicente, na fortaleza de mesmo nome, freguesia de Sagres, concelho de Vila do BispoAlgarve.

O farol do Cabo São Vicente ou Farol de D. Fernando, foi mandado erigir por D. Maria II, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 1846. Era iluminado a azeite e o carácter da luz era de dois clarões de dois segundos a cada dois minutos de período, sendo que o alcance luminoso rondava as seis milhas náuticas.

O farol foi, depois, votado ao abandono por vários anos, atingindo um estado de quase ruína.

Em 1897, devido ao estado precário do farol e do pouco rendimento da sua luz, iniciaram-se os trabalhos de remodelação. Assim, a torre foi aumentada em 5,70 metros e o aparelho ótico inicial foi substituído por um novo, mais avançado. As obras duraram 11 anos e em 1908 o farol começou a trabalhar com um novo aparelho, hiper-radiante. «Com efeito, foi instalado um aparelho lenticular de Fresnel de 1330 milímetros de distância focal – o que lhe confere a categoria de hiper-radiante, atualmente a maior ótica que existe nos faróis portugueses e um dos dez maiores do mundo, consistindo em três painéis óticos de oito metros quadrados com 3,58 metros de altura, flutuando em 313 quilogramas de mercúrio. A fonte luminosa instalada, era um candeeiro de nível constante de cinco torcidas, passando, anos mais tarde, a funcionar com a incandescência pelo vapor de petróleo. A rotação da ótica era conseguida através de um mecanismo de relojoaria.» O farol passou então a ter um período de 15 segundos e 5 relâmpagos. O alcance luminoso rondava as 33 milhas.

Em 1914 foi instalado um sinal sonoro e em 1926 foram instalados motores-geradores para permitir a substituição da lanterna a vapor de petróleo por uma lâmpada elétrica. Dadas as exigências da Segunda Guerra Mundial, em 1947 foram-lhe instalados painéis deflectores, tornando-se, assim, num farol aeromarítimo e em 1948 foi ligado à rede pública de energia elétrica. Um ano depois, foi instalado em rádio farol que funcionou até 2001. Em 1982 foi automatizado e tornou-se controlador do Farol de Sagres. “

O Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, no Algarve, transformou-se num dos principais locais de 'romaria' de turistas, que ali se deslocam diariamente ao entardecer, para ver o pôr-do-sol.

O Cabo de São Vicente tem tido um acréscimo significativo de turistas e é, cada vez mais, um dos locais preferidos para ver o pôr-do-sol no Algarve, chegando-se a formar filas de vários quilómetros de veículos nas estradas de acesso ao farol.

 

 

Horário

Abril a Setembro – 10:00h / 18:00h

Outubro a Março – 10:00h / 17:00h

Segunda -Feira - Fechado

 

A cache:

Requesitos atualizados no dia 21 - 10 - 2021

 

O registo da cache só é aceite acompanhado de uma fotografia com o geocacher sentado ou ao lado do objeto da imagem spoiler com um papel nas mãos onde seja visivel o nick e data.

As fotografias tiradas do lado de fora do portão com o portão fechado não são aceites.

 

Os registos que não cumprirem estes requesitos serão apagados.

 

 

The cache:

Requirements updated on 21 - 10 - 2021

 

The cache registration is only accepted accompanied by a photograph with the geocacher seated or beside the object of the spoiler image with a paper in the hands where the nick and date are visible.

Photographs taken outside the gate with the gate closed are not accepted.

Records that do not meet these requirements will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)