Skip to Content

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching event! The date of the event has passed. We automatically archive events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived events, log trackables, and share their experiences.

More
<

PR4 ALC - Trilho da Vestiaria

A cache by Francisco537 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 14 July 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

14 July 2019, 08:30 - 09:00

Percurso circular com inicio e fim na Vestiaria, junto da Junta de freguesia da Vestiaria.

O inicio do percurso percorre a zona rural no sentido Oeste, atravessando a localidade vai passar junto do Cruzeiro e da Capela de Santo António, começando a partir deste ponto a encaminhar-se para Norte, passando por campos de cultivo de produção local e olivais. Posteriormente começa a vegetação a ficar mais densa, entrando na zona de pinhal que vai descendo gradualmente e que o leva a uma estrada ao longo de campos de produção de fruta. Chegando desta forma às termas da Piedade onde vai desde logo ver a capela das termas e o edifício principal do hotel e das termas, este é um excelente local para descansar, antes de dar inicio à subida. Ao deixar para traz as Termas da Piedade o Percurso segue pela estrada asfaltada por alguns metros, seguindo depois por um caminho de terra batida à direita e vai cruzar a Ribeira da Vestiaria. Nesse local o percurso encaminha-o a subir por um trilho que o leva a uma planície com campos de cultivo de um dos lados e zona florestal do outro, com magnificas vistas para a Serra dos Candeeiros. Descendo ligeiramente e voltando a subir gradualmente o percurso encaminha-o para a zona este da Vestiaria, entrando na zona rural vai passar junto do parque de merendas e posteriormente entra na estrada principal da Vestiaria que o leva a passar junto da Igreja Matriz da Vestiaria, terminando o percurso poucos metros mais à frente no local de inicio/fim.

Ponto de Interesse

A Vestiaria deve a sua existência à determinação do Abade Comendatário do Mosteiro, D.Jorge de Melo, que não aceitando de bom grado a invasão da cerca da Abadia por gente que se abrigava nos seus muros, protegida pelo direito de couto, pediu a D.Manuel I a transferência desse direito para a colina fronteira ao Mosteiro. Foi assim fundada a vila de S.Bernardo e, desde logo, o rei autorizou a construção da igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Porém, o direito de Couto nunca foi consumado e à pequena povoação que crescia à volta da igreja foi dado o nome de Vila de S.Bernardo e, só mais tarde se passou a chamar Vestiaria. Hoje é uma povoação do concelho de Alcobaça constituída pelos lugares de Aliceira, Termas da Piedade, Matos, Lugar do Calhas, Casais da Vestiaria e Vestiaria.

Termas da Piedade

É no sopé da Serra da Vestiaria que se encontram as Termas da Piedade, umas termas antigas mas ainda hoje em funcionamento. O seu nome deve-se ao facto de, em tempos, ter existido no mesmo local, uma capela dedicada à Senhora da Piedade. Estas termas muito procuradas pelas suas famosas águas "de cura", terão sido exploradas desde tempos imemoriais.

Capela de Santo António da Vestiaria

Construída em 1798, a Capela de Santo António da Vestiaria foi edificada no local onde anteriormente existia uma ermida muito antiga dedicada, também ela, a Santo António. Dizem os locais que esta capela foi oferecida pelos da Quinta de Santa Marta na esperança de os populares deixassem de ir à missa dentro da sua propriedade, como acontecia até à data.

Evento

A seguir ao evento vamos percorrer os cerca de 7 Kms com 200m de acumulado e com um nível de dificuldade baixa.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

38 Logged Visits

Write note 4     Archive 1     Will Attend 15     Attended 15     Publish Listing 1     Announcement 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 6 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.