Partindo do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, a Rota Carmelita é um convite para alcançar o Santuário de Fátima, através de 111 km desenhados nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.
Esta Rota, que se divide por 6 etapas, é uma proposta de descoberta do território, de fruição paisagística e cultural.
A fauna e flora, as serranias e os cursos de água atravessados oferecem, no percurso, cenários de grande riqueza natural. Cruzam-se aldeias típicas e paisagens mitigadas entre o campo e a serra. As capelas que adornam o caminho, o contacto com as gentes, os espaços histórico-patrimoniais, as iguarias locais e o saber-fazer tradicional são bons motivos para viver a Rota. Sendo um caminho de inspiração carmelita, esta Rota é também um convite à evolução espiritual. Para os crentes, é uma Rota que encontra na vida e obra da Irmã Lúcia a inspiração desta jornada. Para todos, é um convite a fazer uma caminhada interior em comunhão com os elementos que nos rodeiam.
|
Etapa 1: Coimbra - Condeixa-a-Nova (16Km)
Etapa 2: Condeixa-a-Nova - Rabaçal (13Km)
Etapa 3: Rabaçal - Ansião (19,5Km)
Etapa 4: Ansião - Bofinho (13,5Km)
Etapa 5: Bofinho - Seiça (26Km)
Etapa 6: Seiça - Fátima (23Km)
|
Embora longa, esta etapa é constante na altimetria. Depois de retemperar energias no Bofinho, é altura de partir à descoberta do emblemático “Olho do Tordo”, uma nascente de água que brota de um poço profundo, transformando-se numa ribeira pintada de branco na primavera.
Entre o Bofinho e Pelmá, cruzamos carvalhos, vinhas, olivais, campos de lapiás e cultivos de chícharo, a leguminosa da qual Alvaiázere se intitula capital. A entrada no concelho de Ourém faz-se através da Freixianda, cuja igreja matriz merece visita. Já se respira Fátima neste último fôlego da caminhada. Até alcançar Seiça, a paisagem é pautada pela vinha medieval de Ourém, cuja origem remonta à fundação de Portugal e ao tempo em que o rei D. Afonso Henriques cedeu terras aos Monges de Cister para cultivo. Na produção do vinho imperam técnicas ancestrais. Delicie-se com este néctar.
Entre os povoados que atravessa, nesta zona de transição entre o Maciço Calcário de Sicó-Alvaiázere e o Maciço Calcário Estremenho, visite a igreja matriz de Rio de Couros e Caxarias, com o seu Largo abençoado por São Bartolomeu. A feira anual de agosto, conhecida como 'Feira das Panelas', é uma das mais antigas do concelho.
|
Trata-se de um conteiner de tamanho Other integrado no local, não tem material de escrita, apenas logbook e stashnote.
Deverão ser o mais discretos possivel no local nas buscas. Levem Caneta de Acetato
|