Enquadramento:
Em 2018, o meu filho M. fez 11 anos. Como sempre gostou de festas temáticas, e depois de 10 anos a inventar, o que faz uma mãe geocacher? Faz uma cache “Wherigo" dedicada à comemoração do aniversário do filho. Foi o delírio! O tema da moda era um jogo e uma festa com uma cache alusiva foi o delírio duplo! Quem delirou durante dias fui eu, não só com visitas ao local, com a adaptação dos nomes do jogo aos diferentes pontos, já para não falar da programação. Como achei que a cache era demasiado simples ficou na gaveta. Em 2019 ganhei coragem para a publicar pois de nada serve estar guardada.
Desta forma, falemos agora da cache:
Como acredito que temos de criar uma consciência ecológica nas crianças para que possam ser mais amigas do ambiente, toda a cache, tal como o próprio nome indica, tem como temática "salvar o planeta". Ou seja, todas as perguntas estão relacionadas com atitudes e acções que ajudam a cuidar do planeta Terra.
Para além disso, esta cache tem como objectivo dar a conhecer o Parque Vale do Leça, que é um espaço de lazer comunitário, de cariz público e não comercial. Este parque tem vindo a ser melhorado ao longo do tempo e é um local de lazer para toda a família. A Junta de Freguesia de Alfena pretende apresentar um projecto aos “Fundos Comunitários” para levar a efeito a requalificação dos espaços centrais e adjacentes ao Rio Leça, no sentido de impedir a degradação que os ecossistemas ribeirinhos têm sofrido e afectam, directa e indirectamente, a vegetação natural, reduzindo a sua biodiversidade. Muito recentemente foram plantadas árvores por todo o parque. Nos seis hectares de terreno deverão ainda nascer um parque infantil, um skatepark, uma sala de espectáculos ao ar livre e será recuperado um moinho.
Assim sendo, acredito que esta cache será uma excelente oportunidade para pais e filhos passearem no parque, conhecerem este local, partilharem ideias e conhecimentos sobre como ser amigo do ambiente, ao mesmo tempo que exploram a orientação através de GPS e coordenadas.
Sem dúvida que poderá ser uma cache mais direccionada para pais e filhos, no entanto, deixo um desafio para os outros geocachers: nunca deixem morrer a vossa criança interior e percorram o parque com outros olhos, aqueles que tinham na vossa infância. Vejam esta Wherigo como uma forma de reflectirem sobre o que afecta este planeta e como podem tomar pequenas medidas para o ajudar. Não é difícil, basta querer.
Espero que se divirtam com esta cache, tal como eu me diverti a fazê-la e tal como se divertiram o meu filho e os seus amiguinhos.
Podem fazer o download do cartucho aqui.
Atenção
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas, estas são o ponto inicial para reproduzir o cartucho.
É necessário completar o cartucho para ter acesso às coordenadas finais para registar a cache.
Ler com atenção todas as mensagens e opções (podem não estar visíveis inicialmente).
Os textos podem não conter caracteres especiais, nomeadamente acentos, cedilhas, etc. para compatibilidade de programação com todos os tipos de equipamentos pelo que deverão fazer um esforço para interpretar o texto como se tivesse os referidos caracteres.
O cartucho tem som. O progresso vai sendo gravado automaticamente, mas aconselho a que gravem cada etapa, sob pena de voltarem ao início.
A cache pode ser feita por várias pessoas ao mesmo tempo, mesmo que o cartucho seja reproduzido apenas num dispositivo. Este tipo de registo deve ser feito também no site Wherigo.com e assinalar quem reproduziu o cartucho e quem foram os restantes geocachers.
As coordenadas finais e respectivo código de conclusão ficarão guardados no inventário.
Por favor, não publiquem fotos do local final para não estragar a surpresa!
Duração: cerca de 1h30 a 2h00, dependendo se acompanhados ou não por crianças e da idade das mesmas.
Não recomendável fazer a cache à noite.
Respeitem a natureza e façam CITO sempre que puderem!
Divirtam-se e boas cachadas!