Skip to Content

<

Rochedos de Migmatitos da Praia das Pedras

A cache by Danger_Danger Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/07/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
Os morros da baixada litorânea incluindo os de Guaratuba são constituídos por gnaisses e migmatitos de idades précambrianas, inferiores à 550 milhões de anos. 
De características próprias, formações rochosas que receberam nomes curiosos como a “pedra do peixe” e do “dinossauro”. Neste local também podemos observar os restos do Vapor São Paulo que naufragou em 1868 quando voltava da guerra do Paraguai com 600 pessoas a bordo.
Migmatitos (migma =mistura)
As rochas de alto grau de metamorfismo configuram, sem dúvida, as litologias mais importantes e de ampla distribuição na área. Com relação a essas rochas, as mais comuns e de maior ocorrência são os migmatitos e gnaisses cuja interdependência é bastante estreita e, freqüentemente, de duvidosa separação no campo. Por definição, os migmatitos são rochas mistas, essencialmente quartzo-feldspáticas, com faixas ou bandas de minerais máficos, sendo freqüentes os remanescentes, de rochas mais antigas no contexto migmatítico. Esses remanescentes, ou restos primitivos são denominados paleossomas e são na sua maioria constituídos por biotita, anfibólio e outros minerais escuros. 
Os migmatitos são desta forma, rochas heterogêneas à escala macroscópica e microscópica. Devido ao processo de fusão parcial, os migmatitos são formados por duas partes distintas: o paleossoma e o neossoma
 
Fusão parcial
Processo de fusão parcial de uma rocha formando um magma com a composição diferente da rocha original e deixando um resíduo mais máfico.
No metamorfismo orogênico progressivo, por exemplo, uma rocha ao ser aquecida sob PH20 elevada (PH20 ~ Pcarga), funde parcialmente à temperatura menor do que se a PH20 for baixa. Isto acontece porque nas mesmas condições de pressão (mesma profundidade= mesma pressão litostática), a maior atividade da H20 diminui a temperatura de fusão de fases silicáticas mais leves (componentes granitófilos como Na, K) que se separam de fases mais refratárias (componentes mais ferromagnesianos) que não se fundem tão facilmente e permanecem sólidas. Neste processo resulta a formação de um neomagma ou neossoma que se mistura com restos não fundidos e mais máficos (paleossoma), caracterizando uma mistura de rochas (migmatito) que é comum nas raízes de zonas orogênicas.

Paleossoma [paleo=antigo; soma:substância,matéria] [Sin. melanossoma; restito]
Em migmatitos heterogêneos, a porção mais máfica e que corresponde a rocha original recebe o nome de paleossoma.
Observar que, caso o migmatito seja resultante de fusão parcial da rocha, a ideia de que o paleossoma corresponda a porções da rocha original não é bem correta pois, pelo menos parcialmente, ocorreu depleção de elementos granitófilos deste paleossoma tornando-o um restito mais máfico do que a rocha original.


neossoma [Sin. leucossoma] [leuco=claro; neo=novo; soma=substância;matéria]
Fases granitóides originadas por fusão parcial e/ou por metassomatismo e que atravessam as porções mais máficas (paleossoma) em migmatitos heterogêneos são chamadas de neossoma ou leucossoma.

Restito Rocha remanescente
Enclave que representa a porção que resistiu à fusão parcial e foi englobado pelo magma gerado durante este processo.

Félsico é um termo utilizado em geologia aplicado a minerais silicatados, magmas e rochas, ricos em elementos leves como o silício, oxigênio, alumínio, sódio e potássio. Este termo é uma combinação das palavras "feldspato" e "sílica". Os minerais félsicos são geralmente de cor clara e com peso específico inferior a 3.

Máfico [Sin. Ferromagnesiano]
Mineral com teores expressivos de Fe e de Mg (olivinas, piroxênios, anfibólios..) e que são constituintes essenciais das rochas ferro-magnesianas ou máficas e ultramáficas. O termo aplica-se também para rochas magmáticas ou delas derivadas.
Os minerais e as rochas ferromagnesianos são mais densas e, com raras exceções, mais escuras do que os félsicos.

FONTES: IAP - Sigep - Blacksmoker 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

1- Com base nas definições apresentadas no texto, com suas palavras descreva as rochas do local.
2- Levando em conta a coloração, qual a diferença entre as rochas félsicas e máficas deste local?
3- Qual das porções destas rochas é a mais antiga?
4- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.