Skip to Content

<

Meteorização Física das Rochas

A cache by Danger_Danger Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/07/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato

Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas, existem vários tipos, aqui abordaremos apenas a Meteorização Física
Ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam eles quentes ou frios. No calor as moléculas da rocha se expandem e no frio se contraem que ao longo dos anos causa uma rachadura na rocha. Além de tudo, os minerais que compõe as rochas têm diferentes coeficientes de dilatação, ampliando assim a fragmentação das rochas. A cor e a granulometria da rocha, influenciam a sua fragmentação, assim rochas mais escuras tendem a aquecer com mais facilidade, e as rochas de granulação mais grossa tendem a se desintegrar .

As diaclases, são fraturas que dividem as rochas em blocos e em relação às quais não se produziu deslocamento ou o deslocamento foi mínimo. Todas as rochas desde a sua formação estiveram submetidas a esforços de compressão, tração e torção que deram origem a um conjunto de fraturas designadas por diaclases. Desenvolvem-se sobretudo nas rochas duras, intersectando-se em diversas direções sendo algumas principais e originando uma rede de fraturas que facilita a sua separação em blocos e, portanto, a sua desagregação. Nas rochas magmáticas é muitas vezes difícil distinguir as juntas (devidas ao arrefecimento) das diaclases. Nestes casos, utilizam-se, indistintamente, os termos diaclase ou junta. Não devem ser confundidas com falhas e/ou fraturas.

 
 
Quando uma formação se fratura em muitos locais, desenvolvendo diaclases, estes são apenas o início de uma série de mudanças que irão alterar significativamente o afloramento. Por exemplo, as diaclases fornecem excelentes canais através dos quais a água e o ar podem chegar às profundezas do afloramento e acelerar a meteorização e o enfraquecimento da sua estrutura interna. Se dois ou mais conjuntos de diaclases se intersectam, formando uma rede de diaclases, a formação se fende em grandes colunas ou blocos.
o aquecimento de rochas ao sol e o seu resfriamento a noite pode provocar juntas como lascas curvas que acompanham o modelado da superfície do monolito exposto
 
FONTE: Wikipedia - Cienciaviva11

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

1- Analisando estas fraturas destas rochas, qual a próxima etapa da sua alteração no afloramento?
2- Descreva as fraturas e as rochas
3- Qual o principal agente na formação destas fraturas?
4- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.