Skip to Content

<

Diques de Aplitos do canto do Cristo

A cache by Guaratubano Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/08/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg

Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
Neste Earthcache observaremos alguns diques de aplitos localizados no canto da Praia de Brejatuba, aos pés do Morro do Cristo.
Diques são corpos tabulares extensos de medidas variáveis, preenchem fraturas formadas por esforços distensivos. É uma rocha dentro de outra rocha
Aplitos são formados de uma rocha de grão fino com composição granítica, constituída de quartzo e ortoclásio equigranulares e anédricos, que ocorre em veios, diques, bolsões e massas difusas de várias dimensões geralmente decimétricas a decamétricas. A composição (quartzo e ortoclásio) sem a ocorrência de minerais hidratados indica a formação a partir de magma granítico anidro de baixa temperatura. A ocorrência dentro de massas graníticas pode apresentar indícios de que alguns aplitos representam fases refundidas do próprio granito recém solidificado em locais extensionados. Em gnaisses pouco hidratados são comuns fases de fácies aplíticas como diques ou bolsões descontínuos, derivados de fusão parcial localizada durante o processo de alto grau metamórfico/anatéxico.
Ao visitar este local e observar estas rochas, você poderá visualizar suas diferenças, tanto na coloração como granulometria e textura, responda às perguntas via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
 
FontesUfpr - Sigep

Ponto 1:
Para chegar até o primeiro geozone referencial você deverá entrar na trilha que liga a praia até o topo do Morro do Cristo. Logo no início contornará um grande monolito granítico arredondado, na subida da trilha, se olhar pra trás verá o curioso dique aplítico que quero que vocês conheçam.
1- O dique, possivelmente devido intrusões diferentes, representa uma forma de uma letra. Qual é?
2- Descreva a largura e comprimento deste dique de aplito

Ponto 2:
Na orla há diversos diques aplíticos, distintos do ponto 1, neste geozone:
3- Compare e descreva a rocha intrusa (dique) e a rocha encaixante (hospedeira)
4- Obrigatoriamente para logar o cache, identifique um dos diques de aplito NA ORLA e publique uma foto apontando para ele.
 
 
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.