O Molina de Lousa
description in English below
Nasceu em Espanha em 1926. Viveu em diversos locais da Europa e América. Iniciou os seus estudos de Desenho e Pintura em S. Carlos de Valência, mas foi no Brasil que começou o grande desafio: a Pintura. Aí estuda Belas-Artes e ganha elogios da crítica que o apontam como um pintor versátil.
Molina divide-se entre a beleza da arquitetura portuguesa, patente nos figurativos e a necessidade interior de explorar o abstrato. Na década de 60 instala-se em Portugal. A vertente de pintor figurativo torna-se mais marcante devido ao seu amor às terras portuguesas. Ninguém pintou mais Portugal do que ele, desde as pequenas aldeias até às grandes cidades, de norte a sul do país.
Parou em Lousa e não foi difícil de perceber porque se apaixonou, uma aldeia saloia e pacata, com uma arquitetura característica portuguesa ao longo da encosta da serra que a protege.
Pintou a igreja, rica em história ao longo dos vários séculos, desde a portal manuelino, aos painéis de azulejos seiscentistas. Bem, poderão ter passado despercebidos alguns pormenores a Molina, mas nós vamos verificar quais são os quatro dígitos finais que constam no topo do portal, pois vamos precisar deles, para ir ao encontro de outro dos retiros do artista.
Em 2000 decide dar um novo fôlego à sua obra de pintor abstrato e quebrar com a imagem exclusiva do figurativo arquitetónico. Faleceu em Agosto de 2002, mas não sem antes oferecer ao meu pai umas quantas serigrafias numeradas e assinadas.
= = EN = =
Molina from Lousa
This is a multi-cache about Molina, a great Spanish painter who decided to live his life painting traditional Portuguese architectures. He also fell in love with Lousa, a small traditional village, where he came to paint the church, and where we will discover, at the top of the Manueline style side portal, the last four digits to build the coordinates that will take us to another place that this painter so much loved it.