Inserida nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade teve lugar dia 19 de Outubro de 2010 a Inauguração Oficial da Estação Biológica do Garducho (EBG).
Estrategicamente situada na cota mais elevada do concelho de Mourão, freguesia da Granja e a 2 km da fronteira com Espanha, anteriormente um antigo posto fiscal, a Estação Biológica do Garducho foi adquirida em 1997 pelo Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) com o objetivo de ali desenvolver ações de educação e sensibilização ambiental, projetos de investigação sobre a biodiversidade existente, devido à sua excelente localização estratégica em plena Rede Natura 2000 e na ZPE Moura/Mourão/Barrancos.
Trata-se de um lugar de abrigo e reprodução de várias espécies emblemáticas ameaçadas, como a águia-imperial-ibérica, o grou-comum, a águia de Bonelli, a abetarda, o sisão e o cortiçol-de-barriga-preta. Foi também neste lugar que se encontrou o último indício do lince ibérico há cerca de 5 anos.
Orçada em mais de um milhão de euros e cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, esta casa em perfeita harmonia com o espaço envolvente conta com um projeto arquitetónico, da autoria de João Maria Trindade que concilia a traça contemporânea com a beleza da paisagem Alentejana. Trata-se de um edifício autossuficiente, a água da chuva é recolhida para uma cisterna para aproveitamento total; o abastecimento elétrico é feito através de uma pequena estação fotovoltaica instalada no terraço, todas as divisões do edifício estão isoladas com aglomerado de cortiça para manter a temperatura consoante as estações do ano, quente no Inverno e fresco no Verão.
Durante a inauguração teve lugar o lançamento do livro ceai@ebg, editado pela DARCO, com prefácio da autoria do Prof. Viriato Soromenho Marques, livro este que divulga o edifício como um espaço dedicado à conservação do património natural, assim como os aspectos inovadores no que respeita à sua traça, aos materiais e tecnologias utilizados e à intervenção artística, da autoria de Fernanda Fragateiro.
|