Skip to content

Geo Alentejo - 9º Aniversário Community Celebration Event

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching Event! The date of the Event has passed. We automatically archive Events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived Events, log trackables, and share their experiences.

More
Hidden : Saturday, 05 February 2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

05 February 2022, 09:30 - 23:45

Geo Alentejo · 9º Aniversário

No dia 8 de Janeiro de 2013 nasceu o Geo Alentejo, através de um grupo de amigos, com o objectivo de promover o melhor do que há escondido pelo Alentejo. Desde então o nosso grupo tem crescido e são cada vez mais os nossos membros, amigos e simpatizantes, sendo estes os principais responsáveis pela nossa existência.

O nosso 9º Aniversário, vai ser comemorado nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2022. O convite desta vez será a visita ao concelho de Campo Maior. Venham festejar connosco e celebrar a recente classificação das Festas do Povo de Campo Maior como Património da Humanidade.

O programa do evento é o seguinte:

Sábado (Dia 5)

09H30 - Abertura do Check-in
10H00 - Visita ao Castelo e zona histórica de Campo Maior
13H00 - Almoço Livre
15H30 - Visita à Adega Mayor - N 39° 02.985 W 007° 05.680
20H00 - Jantar de Aniversário - N 39° 00.765 W 007° 04.220

Domingo (Dia 6)

10H30 - Visita ao Centro de Ciencia do Café LINK
13H00 - Almoço Livre
15H00 - CITO LINK

Formulário de inscrição para as diversas atividades: LINK

Dada a situação pandémica em que estamos, o programa e as diversas atividades previstas podem mudar ou ser adiadas para nova data a indicar.

Em todas as actividades haverá um periodo de convivio de 30 minutos, após o qual terá inicio a actividade. As coordenadas de cada uma das atividas está indicada na listing do evento.

Nota: Para logarem o evento não é obrigatório participar nas actividades, basta aparecer junto do GZ da atividade a decorrer, onde existirá um logbook disponível.

Campo Maior

Vila da província do Alto Alentejo, do distrito de Portalegre, diocese de Évora, sede de Concelho. Dista 224 Km de Lisboa. É constituída por três freguesias, e ocupa uma área aproximada de 247 Km2.

A Vila de Campo Maior só começou a fazer parte do território Português no reinado de D. Dinis, após o tratado de Alcanises, assinado em Castela. Com uma população laboriosa de cerca de 8535 habitantes, é um importante centro agrícola. Possui um complexo industrial e a sua torrefacção de cafés é a maior da Península.

Uma lenda, que se mantém como tradição inalterável, diz que a povoação foi fundada por três chefes de família que viviam dispersos no campo e resolveram agrupar-se para uma maior protecção. Descobrindo um espaço aberto, um diz para os outros: "Aqui o campo é maior". Daí o nome da povoação nascente.

Como recordação do facto construíram as armas da sua nova morada, que consiste nas três cabeças representando cada, um dos três chefes de família. Aliás, sobre a origem do nome da vila de Campo Maior fazem os antigos várias conjunturas poéticas. Uns, crendo que venha de "Campus Major". Por se avistar o castelo para leste uma vasta planície com mais de cinquenta quilómetros de extensão e em tal caso o nome teria origem Romana.

Outros ainda crêem que a povoação começou nas proximidades da ermida de S. Pedro, (onde se encontram certos vestígios) e que as guerras, afastando-a do Campo Maior, a acercaram ao castelo.

É antiquíssima e ignora-se por quem foi fundada e até a sua primitiva denominação, porque até aos princípios do século XIII não se encontra noticia alguma referente á sua origem ou à sua história. Julga-se que a vila tivesse sido povoação Árabe, sendo conquistada por uma família de Badajoz de apelido Peres, que a tornou cristã e a doou à igreja de Santa Maria do Castelo, desta cidade, da qual era então bispo D. Fr. Pedro Peres, membro da referida família.

No tratado de paz entre Portugal e Castela, celebrado em 1297 no reinado de D. Dinis ficou decidido que, dali em diante, deixavam de ser castelhanas e ficavam pertencendo à coroa Portuguesa as vilas de Campo Maior, Ouguela e Olivença.

Dizem alguns escritores que este monarca lhe deu foral em 1309, e outros querem que fosse em 1299, elevando a povoação à categoria de vila.

D. Manuel deu-lhe o foral novo, em Lisboa, a 16 de Setembro de 1512, incorporando-a então na coroa, com o privilégio de não sair dela.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
Community Celebration Events - 2020

This Event is part of a limited release of Community Celebration Events to celebrate 20 years of geocaching. Geocachers hosted events between May 2, 2020 and December 31, 2020. Learn more about Community Celebration Events on the Geocaching Blog.

Additional Hints (No hints available.)