O Jardim da Alameda de Santa Quitéria é um espaço verde de grandes proporções, situado no monte, com vistas para o concelho. Possui alguns equipamentos de lazer para miúdos e graúdos.
Proporciona um agradável passeio a quem visita este espaço
Santuário de Santa Quitéria
O templo foi construído onde se supõe ter sido enterrada a mártir Santa Quitéria. A Igreja, onde se realiza uma Romaria, é pequena e remonta ao século passado. O retábulo do altar é de razoável talha dourada do final do século XVII.
No planalto ergue-se, ainda, um monumento à Imaculada Conceição, composição da autoria do pintor Abel Cardoso e esculpido pelo portuense José Coelho Vidal, inaugurado em 1906. Existem capelas de cúpula piramidal, com passos da vida e martírio da Santa.
Santa Quitéria
Nasceu em Braga por volta do ano 120 e morreu em Aire-sur-l'Adour em 135, uma das nove filhas de um parto único. Baseado em superstições, a mãe mandou a parteira matar todas as crianças, ao que não foi obedecida, sendo os filhos entregues a famílias cristãs depois de batizadas pelo arcebispo de Braga. Quando tinha 15 anos de idade o pai obrigou-a a casar. Tendo esta recusado, mandou-a matar por decapitação.