Igreja Velha de Santa Maria de Corvite |
Os primeiros registos da existência de uma igreja em Corvite, dedicada a Santa Maria, remontam ao século XIII. O templo atualmente existente foi edificado no século XVI, destacando-se pelo conjunto de pinturas a fresco que se encontram no seu interior.

É um edifício de planta longitudinal, de nave única e capela-mor retangular com corpo da sacristia adossado. A fachada principal possui um portal de arco quebrado, encimado por janela de gradeamento de ferro e o conjunto é rematado por empena. À esquerda foi anexado ao corpo da igreja uma torre sineira rematada por cornija reta, cujo acesso é feito por uma escadaria. A igreja possuía originalmente um alpendre, que foi removido nos anos 30 do século XX.

No interior destacam-se os frescos existentes na maioria dos panos murários, que foram postos a descoberto em 1988, depois de terem sido retirados os altares de talha e o reboco das paredes. Na nave podem ver-se as representações de Santa Bárbara e Santa Catarina de Alexandria ladeando o arco triunfal de volta perfeita que separa a capela-mor do corpo da igreja. Foram também pintadas imagens do Martírio de São Sebastião, São Brás e Santo Antão. O pano murário da capela-mor apresenta um fresco com uma representação da Virgem ladeada por dois anjos.
Em 2012, a Igreja Velha de Santa Maria de Corvite (hoje conhecida como Capela de Santa Maria de Corvite) foi classificada como Monumento de Interesse Público.
A cache é de tamanho micro e contém logbook. Por favor tragam material de escrita.
O container é fragil, por favor tenham cuidado e não publiquem fotos do mesmo.
Por favor estacionem no waypoint indicado. É o único acesso possível! As placas existentes no local indicam um caminho, que hoje em dia é privado e está vedado ao público.
Boas cachadas,
*Yogibaby e Swat4ever*
