A igreja de Aboim da Nóbrega poderá, segundo alguns investigadores, ter nascido adossada à pequena capela que hoje é de invocação a São Miguel mas que, nas Memórias Paroquiais aparece como sendo a capela de São João Batista. Há, no entanto, outros historiadores que são de opinião que este templo é anterior à capela edificada em 1647 e que a estrutura hoje existente é a reconstrução de uma igreja românica, através de reformas realizadas no decorrer dos séculos, que lhe alteraram o traçado primitivo. Dataria uma das reconstruções de 1692, tendo-lhe sido suprimida a Capela Mor, o que ainda hoje se reconhece na face exterior voltada para nascente: toda a linha do arco cruzeiro, interiormente, na hora da sua transformação, encostou-se ao altar. Tinha este templo o privilégio de se dizer missa sem a pedra de ara.
Um outro dado curioso é o fato de em vários locais da igreja encontrarmos simbologia da Ordem Soberana e Militar de Malta, tanto nas paredes exteriores como em alguns pormenores do interior do templo.
O interior apresenta ainda uma decoração com tetos barrocos, em caixotões com caixilhos de talha dourada envolvendo pinturas de azulejos e retábulos de talha policroma clássicos.
Fonte: quadro no local