

A Serra de Canelas localiza-se na margem sul do rio Douro, e por consequência a sul do Porto, no município de Vila Nova de Gaia, na freguesia interior de Canelas. Assim sendo, está também a norte do distrito de Aveiro. Por essas razões é conhecida como o pulmão da Área Metropolitana do Porto. Pensa-se que a sua cobertura vegetal primitiva tenham sido carvalhos alvarinhos, porém, hoje, está maioritariamente invadida por eucaliptos. Contém ainda acácias, alguns castanheiros e sobreiros e, cobertura silvestre. Na serra conseguimos observar alguns trilhos de BTT e pedestres, em condições pouco seguras para desportistas e caminhantes.
Faz parte da história de Canelas e de V.N de Gaia a existência de pedreiras ativas nesta zona no século passado, e que em tempos, contribuíram para a prosperidade económica da população do interior do município. Assim que as minas encerraram a sua atividade, estas ficaram ao abandono e suscetíveis ao meio ambiente, aumentando o nível de poluição da área. Exemplo disso foi o Lago das Pedreiras, que era realmente uma pedreira que com o passar do tempo acumulou água e transformou-se num lago
Por razões óbvias não deverão tentar concluir qualquer parte desta cache sozinhos, desaconselhamos ainda vivamente que tentem concretizá-la em dias em que haja suspeita de mau tempo.
A RESPONSABILIDADE NA VISITA A ESTA CACHE E COMO A VÃO ABORDAR É INTEIRAMENTE DE CADA UM.