Skip to content

RCM#5-FREGUESIA DE TENTÚGAL Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá inesmrferreira,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 06/20/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta geocache faz parte do Roteiro de Caches por Montemor, criado no âmbito de um Mestrado em Política Cultural Autárquica e pretende dar a conhecer cada uma das freguesias do concelho de Montemor-o-Velho.

O roteiro é composto por 14 caches.

Espero que tenham um belo passeio e boas cachadas!

 

Nota: Todas as caches contém logbook mas é necessário levar material de escrita.

Sê discreto durante a procura, tem cuidado ao manusear as caches e volta a colocá-las no lugar de forma a garantir a sua longevidade.

 

A Freguesia de Tentúgal

A freguesia de Tentúgal é muito interessante do ponto de vista histórico, pois foi palco de grandes acontecimentos personificados por nomes de relevo da corte régia, como por exemplo o Infante D. Pedro.

Tentúgal foi sede de concelho e vila até 1853. Recebeu carta de foral pelos condes D. Henrique e D. Teresa, em 1108, confirmada por esta última no ano de 1124. Em 1991 foi novamente elevada à categoria de vila, mantendo-se assim até aos dias de hoje.

Existem inúmeros monumentos de interesse histórico, cultural e religioso, como o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, integrada no complexo do Convento das freiras Carmelitas, o Pelourinho da Póvoa de Santa Cristina e a Igreja de mesmo nome, a Igreja Matriz, a Torre do Relógio, a Igreja da Misericórdia (Imóvel de Interesse Público), a Capela de Nossa Senhora dos Olivais, onde é venerada Santa Luzia, a Capela de S. Jorge e alguns cruzeiros e solares (dos Gavichos, por exemplo). A Quinta do Lapuz/ Casa da Arieira que conserva uma janela manuelina datada de 1507 e um jardim interior, está classificada como Monumento de Interesse Público, mas encontra-se em ruínas.

Situado num dos extremos da freguesia, em frente à Vala Real, encontramos o Paço dos Condes de Tentúgal/ Paço dos Duques do Cadaval/ Paço do Infante D. Pedro ou Quinta do Paço. Outrora uma grande quinta com muitas geiras de terra, atualmente é propriedade privada em estado devoluto. Tem tantos nomes quanto a importância histórica e a grande arquitetura que contempla. Classificada como Monumento de Interesse Público, esta propriedade é constituída pela casa, antecedida por um pátio, grande eira, celeiro de grandes dimensões e por uma capela.

O ex-libris da freguesia é o famoso Pastel de Tentúgal, que teve origem no Convento das Carmelitas, sendo a paragem numa das pastelarias locais quase obrigatória para degustar este e outros doces conventuais produzidos localmente (Indicação Geográfica Protegida).

Para além dos locais de interesse cultural, existem duas quintas de eventos bastante requisitadas, nomeadamente para a realização de casamentos - a Quinta do Mourão e a Quinta do Outeiro. Sobre a freguesia, é ainda de referir a existência de uma fábrica de aperitivos (Sia) uma das maiores empregadoras da zona, com exportações de produto a nível nacional e internacional.

 

A Igreja Matriz de Tentúgal

A Igreja de Santa Maria do Mourão (Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Matriz de Tentúgal) foi mandada edificar em 1420 pelo Infante D. Pedro, Duque de Coimbra e senhor donatário da vila de Tentúgal. Esta Igreja de grandes dimensões à qual esteve associada a Confraria de Nossa Senhora da Assunção e a Confraria do Mártir S. Sebastião veio substituir a antiga (doada ao mosteiro de Seiça, por D. Dinis, em 1288).

A estrutura exterior da Igreja é simples, existindo uma torre de planta quadrangular, rematada por merlões do lado esquerdo. No seu interior, existem quatro capelas laterais: do lado do Evangelho são dedicadas à Senhora da Boa Morte, com um retábulo dedicado a São Miguel e a Santo António, originalmente dedicada ao Espírito Santo, construída em 1580; as capelas do lado da Epístola são dedicadas a Nossa Senhora da Rosa (1616) e a Nossa Senhora da Conceição (mandada edificar por Jorge Lopes Gavicho em 1632). Relativamente à capela-mor, de planta retangular, apresenta um retábulo de pedra policromado, possivelmente edificado por João de Ruão (1545), que se divide em três registos: ao centro possui uma imagem da Virgem com o Menino (localmente apelidada de Nossa Senhora do Mourão), ladeada por imagens de santos mártires; no registo superior estão esculpidos relevos com cenas da Vida da Virgem, ladeados por anjos músicos; no registo inferior, o sacrário é ladeado por dois baixos-relevos representando São Pedro e São Paulo.

Este Imóvel de Interesse Público sofreu várias intervenções da DGEMN (Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais). Desde meados dos anos 50 do século passado, até ao início do ano 2000, para além da reconstrução do telhado e da reparação da escada exterior de acesso à torre, decorreram algumas obras de reconstrução de rebocos interiores e exteriores, restauro e conservação de pinturas em tela e tábua.

 

Informação consultada através da página do município de Montemor-o-Velho, da página da Direção-Geral do Património Cultural, página da Junta de Freguesia de Tentúgal, da página “Os Caça Devolutos” e da obra Terras de Montemor-o-Velho de A. Santos Conceição (1992).

 

Additional Hints (Decrypt)

ohenpb qn áeiber

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)