Skip to content

RCM#14- FREGUESIA DE MONTEMOR-O-VELHO Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá inesmrferreira,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 06/20/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta geocache faz parte do Roteiro de Caches por Montemor, criado no âmbito de um Mestrado em Política Cultural Autárquica e pretende dar a conhecer cada uma das freguesias do concelho de Montemor-o-Velho.

O roteiro é composto por 14 caches.

Espero que tenham um belo passeio e boas cachadas!

 

Nota: Todas as caches contém logbook mas é necessário levar material de escrita.

Sê discreto durante a procura, tem cuidado ao manusear as caches e volta a colocá-las no lugar de forma a garantir a sua longevidade.

 

A Freguesia de M.O.V.

Montemor-o-Velho é vila, freguesia e sede de concelho. Agregada à freguesia de Gatões, pela reorganização administrativa de 2013, é no centro da vila que funciona o serviço de Câmara Municipal, no edifício dos Paços do Concelho (a primeira Sessão da Câmara neste novo edifício realizou-se a 17 de junho de 1893, um dia memorável para o Concelho).

Em termos de património, é na vila que se encontra o ex-libris do concelho: o Castelo de Montemor-o-Velho, classificado como Monumento Nacional em 1910, é um dos maiores e mais belos castelos do país, de entrada gratuita. No interior do Castelo funciona o Posto de Turismo, no edifício da antiga Casa de Chá, obra do arquiteto João Mendes Ribeiro.

É no interior do recinto do castelo, cujas pedras das muralhas guardam inúmeras lendas e curiosidades, que se ergue a Igreja de Santa Maria da Alcáçova que guarda um conjunto escultórico da Virgem do Ó e do Anjo da Anunciação, do escultor Mestre Pero (século XIV), a figura de São Brás (padroeiro das doenças da garganta, celebrado a 3 de fevereiro) e a figura de Nossa Senhora da Vitória com o Menino. A Igreja é bastante requisitada para a realização de casamentos.

Do lado exterior do recinto do castelo encontra-se a Capela de Santo António e a Capela de São João, da qual restam apenas os alicerces de plano retangular. Ainda assim, sabe-se que em 1995 as paredes internas estariam revestidas com pinturas de motivos concheados da 2ª metade do século XVIII e que a imagem de Nossa Senhora com o Menino que se encontra agora na Igreja de Santa Maria da Alcáçova lhe pertencia. Também em ruínas, encontra-se a Igreja de Santa Maria Madalena.

Descendo até à vila, é possível visitar o Teatro Esther de Carvalho (classificado como Imóvel de Interesse Público), outrora designado por Teatro Infante D. Manuel, nome posteriormente alterado em homenagem à atriz montemorense que alcançou grande fama em Portugal e no Brasil.

É também visitável o Convento de Nossa Senhora dos Anjos (Monumento Nacional), a Fonte dos Anjos (próxima ao Convento), a Igreja de Misericórdia (Imóvel de Interesse Público desde 1950), o Pórtico dos Pinas (Solar dos Pinas- Imóvel de Interesse Municipal), o Solar dos Chichorros, a Biblioteca Municipal Afonso Duarte (no edifício do Solar dos Alarcões) e o Arquivo Municipal.

Próximo da biblioteca existe uma réplica de uma barcaça antiga em madeira e numa das rotundas da estrada nacional uma estátua “abstrata” em homenagem a Inês de Castro, com mais de 7 metros de altura, inaugurada em 2003.

No que toca à natureza, o Paúl do Taipal dispõe de alguns pontos de observação de fauna (em especial aves) e flora. Um pouco mais acima, é do Miradouro que se consegue ter uma vista panorâmica sobre quase todo o concelho e os campos do Mondego e, próximo do local, existe um Parque Zoológico - Europaradise.

Relativamente a eventos, destaca-se a Feira de Ano (comumente conhecida por “Feira das Cebolas”), que decorre no início do mês de setembro (assinalando o feriado municipal - dia 8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Natividade). No largo da feira, junto ao Mercado Municipal, realizam-se feiras de menor dimensão quinzenalmente (às quartas-feiras).

Em termos de alojamento, junto ao edifício da Câmara Municipal, existe o hotel Abade João (2 estrelas). Remodelado em 2012, este hotel apresenta uma ótima relação qualidade-preço.

Ainda sobre a programação local, destaca-se o festival gastronómico do Arroz e da Lampreia, que se realiza em meados do mês de março e promove a Lampreia da Ereira e o Arroz Carolino do Baixo Mondego. Existe ainda o Festival de Teatro CITEMOR, que se realiza entre julho e agosto. No que toca à doçaria, as pinhas doces são o doce típico de Montemor.

Por fim, mas não menos importante, sobre a prática desportiva, existe o Centro de Alto Rendimento, que acolhe as modalidades de canoagem (possui uma das melhores pistas para canoagem da Europa), natação, remo e triatlo. As condições oferecidas pelo Centro e pelo Rio atraem desportistas de todo o país e do estrangeiro, decorrendo ali vários treinos e competições a nível nacional e internacional. Desta forma, o turismo desportivo desenvolve-se ao longo de todo o ano. Para além do Centro, existe a Pista de Atletismo, o Centro Equestre, o Pavilhão Municipal e as Piscinas Municipais.

Uma das figuras do desporto é Alves Barbosa - um dos ciclistas mais conhecidos a nível local e nacional, patrono do Troféu Alves Barbosa. Barbosa foi homenageado pelo município através de um monumento alusivo ao ciclismo numa das rotundas do concelho (junto à entrada para a A14).

O Parque de Merendas

O parque de merendas de Montemor-o-Velho é o maior do concelho. Localizado junto à beira rio, próximo da Capela de São João e do antigo parque de campismo, este amplo parque de merendas dispõe de mesas e bancos em madeira, churrasqueiras e instalações sanitárias. É possível fazer piqueniques e passar bons momentos com amigos e em família, praticar desporto no seu meio envolvente relvado e arborizado.

 

Informação consultada através da página do Município de Montemor-o-Velho, página da Direção-Geral do Património Cultural, da página da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões e da obra Terras de Montemor-o-Velho de A. Santos Conceição (1992).

Additional Hints (Decrypt)

zntaégvpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)