|
Las Arribas - Vista para o Douro - Ancho de Mundim
|
|
As Arribas do Douro
Há algo de mágico por estas paragens! Quem cá vem apercebe-se logo disso. Não é por isto nem por aquilo... é por tudo! O visitante irá encontrar aqui um mundo aparte, um mundo que se manteve esquecido e, por esse motivo, intacto do exterior, protegido dos excessos e das confusões. Um mundo que se quer manter assim...
“Seja Deus louvado que nem tudo se perdeu com as incursões bárbaras do progresso”
Manuel Mendes
"En uno de los repliegues de ese terreno se ocultan los hondos tajos, las encrespadas gargantas, los imponentes cuchillos, los erguidos esfayaderos, bajo los cuales, allá, en lo hondo, vive y corre el Duero"
D. Miguel de Unamuno, "Las Arribes del Duero"
O Rio Douro, com os seus 928 Km de extensão, constitui uma das maiores bacias hidrográficas da Europa Ocidental, que se destaca pelos notáveis valores histórico-culturais, artísticos e ambientais.
Após o seu lento percurso pelas planícies cerealíferas da meseta, o Douro forma a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Nesta zona, conhecida como “Douro Internacional” no nosso país e “Arribes del Duero”em Espanha a natureza foi pródiga na beleza paisagística e na biodiversidade.