Skip to content

<

Maclas de Karlsbad [Geossitio de Lavadores]

A cache by J_C Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/30/2020
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Maclas de Karlsbad [Geossitio de Lavadores]

Nas coordenadas desta Geocache é possível observar um enxame de Megacristais que põe em evidência as masclas de Karlsbad.

Para responderes às questões tem em atenção a fotografia de apoio:

  1. Qual a principal particularidade destes megacristais? 

  2. Na imagem de apoio, qual o formato do megacristal tapado pelo pé direito e esquerdo?

  3. Por último, descobre um Megacristal e tira uma foto, onde seja evidente metade do cristal espelhado, e outra metade baça, com nick e gcode da geocache.  

Obrigado pela visita!

Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te às coordenadas publicadas e responde às seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço:jotace.geo@gmail.com

Se acreditas teres concluído com sucesso os objectivos desta EarthCache e já enviaste me enviaste todos os requisitos conforme solicitado, por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Posteriormente iremos verificar os requisitos enviados e, caso seja necessário, contacta-lo no sentido de efectuar as devidas correcções ao seu registo.

 

Em Lavadores não é preciso andar muito para uma aula de Geologia. Sentado nestes granitos enquanto se admira a paisagem e a alma aquece com o sol de uma tarde de Inverno, os olhos fixam-se nos megacristais salientes que dão uma textura particular a este granito, famoso – o Granito de Lavadores! Teixeira (1970) refere que no granito de Lavadores é possível observar cristais de feldspato, uns isodiamétricos, outros de hábito tabular que devido às suas dimensões constituem megacristais. Estes megacristais distribuem-se irregularmente, havendo com frequência partes da rocha em que se acumulam em grande quantidade, constituindo enxames de megacristais e outros pontos em que são esparsos. Em certos locais, a rocha é constituída somente por eles originando por vezes verdadeiras massas pegmatíticas de exclusiva constituição feldspática (Alves, 1966). Em geral, são brancos mas podem apresentar uma tonalidade rósea, sendo no entanto frequente a presença de fenocristais rosados com uma orla exterior branca, representando uma textura rapakivi (Calejo et al. 1996). A luz ao bater sobre os megacristais põe em evidência as maclas de Karlsbad (enquanto metade do cristal se mostra espelhado, a outra metade fica baça) podendo, no entanto, ocorrer outros tipos de geminação.
Portanto nos megacristais, a incidência da luz solar permite verificar a existência de um plano que divide o megacristal em duas zonas com diferente orientação cristalográfica – plano de macla (macla de Karlsbad).
Karlsbad! 

 

 

As geminações (ou maclas) constituem um tipo especial de imper­feição estrutural dos cristais.

A primeira descrição de maclas deve-se a R. de L’Isle (1783), num estudo sobre a estaurolite. As maclas deste mineral foram também as primeiras a serem objecto de um estudo preciso (R. J. Haiiy, em 1801). Desde então, as maclas têm sido investigadas em diferentes domínios de ciências de materiais (designadamente, Mine­ralogia, Petrologia e Metalurgia), sendo ainda um assunto aberto à investigação.

Seguindo a Escola francesa, uma macla pode ser definida como um edifício cristalino não homogéneo, constituído por duas ou mais porções homogéneas da mesma espécie cristalina, justapostas de acordo com leis bem definidas.

Cada porção homogénea é, muitas vezes, incorrectamente desi­gnada por cristal individual; daí a falácia de definir macla como uma «associação mútua, regular, de cristais da mesma espécie cristalina». Igualmente falaciosa é a descrição de macia como um «edifício policristalino».

A justaposição das partes homogéneas que constituem uma macla corresponde a uma região em que a estrutura cristalina ideal é pertur­bada. Por outras palavras, ela corresponde a um tipo particular de junção intergranular. O problema crucial que se põe é, portanto, o da distinção entre uma macla e as associações casuais de cristais.

O critério, empiricamente estabelecido, é o da existência de uma relação de orientação bem definida (designada por lei de macla) entre as porções homogéneas que constituem o edifício cristalino. Mais precisamente, cada «indivíduo» componente da macla deve ter uma orientação que resulte da de outro, mediante uma operação de simetria cristalograficamente possível. Mais, esse modo de associação deve ser encontrado num número significativo de amostras, para que se excluam situações acidentais.

Fonte: https://blacksmoker.wordpress.com/tag/lavadores/

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.